Campo Grande a ‘Cidade Morena’ do Centro-Oeste

5365

Parabéns Campo Grande pelos seus 119 anos de história

26/08/2018 06h07
Por: Redação

Campo Grande é uma cidade com avenidas largas, que se cruzam de norte a sul e de leste a oeste, delineando uma paisagem urbana que faz lembrar um tabuleiro de xadrez.

Também conhecida como Cidade Morena – por causa de seu solo avermelhado – é o portal de entrada para quem deseja conhecer o Pantanal.

Foi fundada pelo mineiro de Monte Alegre José Antônio Pereira, que chegou com sua comitiva à cidade em 21 de junho de 1872 e se estabeleceu na confluência dos córregos Prosa e Segredo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), há duas versões sobre a origem do nome de Campo Grande. A primeira é a existência de um vasto campo na região Sudoeste do município e a segunda versão é de que José Antônio Pereira dizia para os visitantes que “O campo é grande”.

A sua emancipação ocorreu em 26 de agosto de 1899, depois de cansativas e insistentes reivindicações, até que o governo estadual, elevou à condição de município.

Em sua história, e a cidade se transformou na Capital do estado de Mato Grosso do Sul, há quatro décadas atrás, com a sanção presidencial de Ernesto Geisel, em 11 de outubro de 1977.

Em pouco mais de um século de história, Campo Grande, ainda jovem para um município, passou de uma única via, a Rua 26 de Agosto, para um total de 74 bairros, distribuídos em sete regiões: Centro, Anhanduizinho, Bandeira, Imbirussu, Lagoa, Prosa e Segredo.

Cresceu, transformou e evoluiu, com uma população estimada em 874.210 habitantes, conforme dados do IBGE, mais de 1 milhão de automóveis e ainda 190 mil imóveis (construídos ou não), segundo dados do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), distribuídos em perímetro urbano de cerca de 350 quilômetros quadrados.

Campo Grande se transformou em uma cidade cosmopolita, cujo crescimento teve contribuições culturais de diversas etnias: indígenas, japoneses, paraguaios, sírios, libaneses, paulistas, gaúchos, mineiros, nordestinos, italianos, espanhóis e portugueses.

Cidade Morena do tereré de tomar com amigos nas calçadas; da garapa gelada nas praças e parques; do pastel do Mercadão no final de semana; do sobá da Feira Central, considerado o prato típico da cidade; das capivaras dividindo espaço com os usuários no Parque das Nações Indígenas; e muito mais… São algumas características que marcam nossa aniversariante.

O site EnfoqueMS parabeniza Campo Grande, por seus 119 anos de vida e tantos outros de história. E parabéns, campo-grandenses, por terem construído — e continuarem construindo, cotidianamente — essa capital de que tanto nos orgulhamos.

Campo Grande a 'Cidade Morena' do Centro-Oeste