19.8 C
Campo Grande
sábado, 18 de maio, 2024
spot_img

Campo Grande amanhece sem transporte público

Motoristas do transporte público de Campo Grande decidiram entrar em greve a partir desta terça-feira (21), por falta de pagamento de adiantamento da folha salarial. O repasse do vale referente a 40% do salários dos trabalhadores já não foi realizado ontem (20), segundo sindicato da categoria. O anúncio da greve foi feita pela página Ligados no Transporte, do Facebook.

Campo Grande amanhece sem transporte público

Na internet, os motoristas teriam recebido um oficio na segunda-feira (20) alertando sobre suposta falta de pagamento por ‘esgotamento de recursos’, e que não haveria condições de quitar compromissos “inadiáveis”, como pagamento de funcionários e fornecedores.

Parte do documento diz que “considerando a obrigação da concessionária em comunicar o poder concedente sobre fatos relevantes que impactam o serviço público de transporte coletivo, reiteramos o já externado anteriormente por ofícios e pessoalmente, e ambos até agora sem resposta”. 

Ainda o ofício apresenta planilha e informa sobre esgotamento financeiro. “A planilha anexa confirma o esgotamento dos recursos financeiros, a partir do dia 20 de junho, impedindo a quitação dos compromissos inadiáveis”.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo de Campo Grande, Demétrio Ferreira de Freitas, não haverá retorno do transporte hoje, independente do pagamento do valor. “Tomamos a decisão que hoje não haverá circulação de ônibus, mesmo que as empresas quitem o valor. Somente retornaremos amanhã (22), após confirmação do pagamento”.

Em uma das garagens das empresas que compõem o Consócio Guaicurus, os motoristas já deixaram o local e foram para suas casas. No terminal Morenão, outros motoristas aguardam por ônibus da empresa para irem embora. Segundo eles, não sabiam que iria ocorrer a paralização.

O gerente executivo do Consócio Guaicurus, Robson Strengari, disse que foi pego de surpresa com a paralização feita pelo sindicato da categoria. “Vamos atras de uma solução. Iremos tentar buscar recurso para pagamento do vale adicional, por meio de financiamento em bancos, além de pedir da prefeitura municipal”.

Ele também confirmou que a informação que mesmo sendo efetuado o pagamento, a categoria somente retorna amanhã para o trabalho.

O que diz a população

Um usuário do serviço público, disse que “é uma falta de respeito com a população que depende desse transporte público, não avisam, não tem concorrência pra eles, então eles fazem o que querem. Campo Grande já poderia ter uma segunda opção de meio de transporte público como por exemplo as vans”.

Outra disse que é “uma verdade uma falta de consideração com a população que depende do transporte público para ir trabalhar uma vergonha e uma sacanagem”.

Uma terceira, ouvida pelo EnfoqueMS, parabenizou a ação dos motoristas. “Aos trabalhadores, meus parabéns. Não recebeu? Não tem mesmo que trabalhar. Duvido muito se alguém aqui estivesse com salários atrasados , se iriam”.

Fale com a Redação