26.8 C
Campo Grande
terça-feira, 16 de julho, 2024
spot_img

Domingo será último dia a Douradenses receber 1ª dose da vacina contra dengue

Termina, neste fim de semana, a possibilidade de iniciar a imunização contra a dengue para douradenses entre 4 e 59 anos. O próximo domingo (19) é o último dia em que a vacina Qdenga será ofertada para primeira dose em pontos especiais. Depois dessa data, a vacinação seguirá, até o fim de agosto, apenas para quem já recebeu a dose um. O prazo entre as duas doses é de, no mínimo, de três meses.

Para encerrar essa primeira etapa, o Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde) ampliou os pontos de atendimento nos últimos dias. Nesta sexta (17), além das Unidades Básicas de Saúde, até às 17h, e o PAM, entre 14h e 19h, a vacinação acontece em outros quatro pontos: Assaí até ás 14h; Comper até 19h; Expoagro entre 16h e 22h; Senai entre 18h30 e 21h.

No sábado (18), a vacinação segue em diversos pontos pela cidade. A Sala de Vacinação do PAM atende entre 7h e 13h. Pontos de vacinação atendem na Praça Antônio João, entre 7h e 12h; no Mercado Popular da rua Eulália Pires, entre 8h e 12h; Shopping Avenida Center, entre 10h e 22h; e Expoagro, entre 10h e 22h.

No domingo (19), último dia para primeira dose, o atendimento acontece na Sala de Vacinação do PAM, entre 7h e 13h; Shopping Avenida Center, entre 14h e 22h; e Expoagro entre 12h e 22h.

Domingo será último dia a Douradenses receber 1ª dose da vacina contra dengue
Praça Antônio João tem ponto de vacinação durante a manhã de sábado (Foto: Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados)

Efetiva e segura

Segundo dados do Núcleo de Imunização, até essa quinta-feira (16), 78.601 douradenses receberam a primeira dose da Qdenga. Entre as pessoas que iniciaram a imunização, 10.678 já retornaram para a segunda dose, completando o ciclo. De acordo com dados do Laboratório japonês Takeda Pharma e da Anvisa, o nível de proteção da vacina, em média, é de 85% um mês após a segunda dose.

“Esperamos que o máximo de douradenses que ainda não se vacinaram contra a dengue procure um desses pontos nesses últimos dias. Lembrando que Dourados é a única cidade do país que tem vacinação em massa contra a doença, enquanto em outras localidades, a vacina está disponível na rede privada e custa caro”, afirma Edvan Marcelo Marques, gerente do NI, lembrando a parceria firmada entre a Prefeitura de Dourados e o laboratório Takeda no fim do ano passado, com início da campanha de vacinação no dia 3 de janeiro.

Domingo será último dia a Douradenses receber 1ª dose da vacina contra dengue
Vacinação seguirá depois para segunda dose, completando o ciclo (Foto: Rodrigo Pirola/Prefeitura de Dourados)
Fale com a Redação