27.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 1 de maio, 2024
spot_img

Iniciativa do Fundo Brasil vai injetar R$ 900 mil em ações em todo o país

Em conjunto com o Instituto C&A foram selecionados projetos para combater trabalho infantil na indústria da moda

25/04/2019 08h47
Por: Redação

Dez projetos – cinco no estado de São Paulo, dois no Rio de Janeiro, dois em Pernambuco e um no Rio Grande do Sul – foram selecionados em um edital pelo seu trabalho no combate ao trabalho infantil na indústria da moda. A iniciativa do Fundo Brasil, em parceria com o Instituto C&A, vai doar um total de R$ 900 mil para os dez projetos, que devem realizar o trabalho ao longo de 12 meses.

O edital “Combatendo o Trabalho Infantil na Indústria da Moda” recebeu inscrições até fevereiro de 2019. De acordo com dados do Sebrae, 98% do setor de confecção no Brasil – um dos maiores produtores têxteis e de confecção do mundo – é formado por pequenas e microempresas. É um setor feito de oficinas de costuram com baixa densidade tecnológica e mão de obra pouco qualificada e, muitas vezes, informal. Outro dado, da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), mostra que 75% das vagas na indústria da moda brasileira são ocupadas por mulheres, mais sujeitas à precarização do trabalho, à informalidade e à exploração graças à desigualdade de gênero no mercado de trabalho. São cenários com impacto direto no aumento da utilização de mão de obra infantil.

**Foram selecionados os seguintes projetos: **

Avante Educação e Mobilização Social (PE)
Instituto UESCC (PE)
Grupo Conexão G de Cidadania LGBT de Favela (RJ)
Silvia Pinheiro (RJ)
Rafael Diogo dos Santos (RS)
Aldeias Infantis SOS Brasil (SP)
Cami – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (SP)
Instituto Iddeia Cultura e Pesquisa (SP)
Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região (SP)
Wilbert Rivas (SP)

Sobre o Fundo Brasil

O Fundo Brasil de Direitos Humanos é uma organização independente, sem fins lucrativos e com a proposta inovadora de criar meios sustentáveis para destinar recursos a organizações sociais que lutam pela defesa dos direitos humanos. A partir do apoio financeiro e técnico oferecido a essas organizações, o Fundo Brasil viabiliza o desenvolvimento de projetos de defesa e promoção de direitos humanos em todas as regiões do país, impactando positivamente no dia a dia de milhares de pessoas. Em atividade desde 2006, o Fundo já apoiou mais de 400 projetos.

Pixabay

Fale com a Redação