30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de julho, 2024
spot_img

Forças de Segurança simulam ataque na penitenciária da Gameleira

Ataque fictício usou veículos e servidores descaracterizados para a mobilização na penitenciária

As Forças de Segurança de Mato Grosso do Sul realizaram um exercício simulado de ataque à penitenciária da Gameleira I, na noite desta terça-feira (30), em Campo Grande. A ação faz parte “Plano de Defesa Combate em Torre” da penitenciária masculina.

A unidade está localizada na estrada da Gameleira, MS-455, saída para Sidrolândia, onde estão cerca de 500 custodiados. Durante a ação, policiais ficaram em prontidão na rodovia estadual de acesso à penitenciária.

O ataque fictício usou veículos e servidores descaracterizados para a mobilização. Na sequência, uma torre foi “atacada” com disparos de munição real em alvos fixos.

De acordo com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário(Agepen), o treinamento trata-se de planejamento estratégico e apresentação de plano-piloto em razão da modernização da zona de segurança perimetral do Complexo Penitenciário da Gameleira. Além disso, tem como objetivo repelir ataques externos e tentativas de fugas.

O treinamento teve como base protocolos já adotados pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) no Sistema Penitenciário Federal, com envolvimento de outras forças de segurança no plano de ação, como as equipes especializadas da Polícia Militar, Batalhão de Choque e Batalhão de Operações Policiais Especiais, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF),Corpo de Bombeiros Militar e Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande. O exercício simulado ainda contou com a participação de instrutores da Polícia Penal Federal/Senappen.

Fale com a Redação