APERFEIÇOAMENTO

Sanesul investe em educação à distância

A modalidade de cursos à distância cada vez mais crescente no meio corporativo vem ganhando força como ferramenta e também como estratégia para disseminar conhecimentos

 

22/05/2020 15h35
Por: Ascom

 
Divulgação Divulgação

A tendência crescente da utilização da EAD (sigla usada para simplificar o termo – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA) já é uma realidade no mercado de trabalho dos mais variados segmentos do mercado.

A cada dia, empresas privadas, órgãos públicos e o mundo corporativo, vêm utilizando esta forma de ensino/aprendizagem, onde o professor e aluno, mediados por tecnologias, interagem em ambientes físicos diferentes.

Com a pandemia, o que era uma tendência, se transformou em necessidade. Atualmente, os cursos à distância, tornaram-se uma das mais importantes ferramentas de ensino. Esta maneira inovadora de levar conhecimento e assim promover treinamento aos colaboradores vem sendo utilizada de uma maneira sistemática também na Empresa de Saneamento de MS.

Além do ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, disponível através da intranet, a Sanesul conta com um estúdio equipado com recursos tecnológicos, que permitem gravações de cursos e treinamentos com qualidade. Imagem, som e conteúdos enviados aos escritórios regionais espalhados pelas várias regiões do MS e assim, as vídeo-aulas se constituem num método eficaz para o treinamento.

"Com os treinamentos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem- - AVA, conseguimos de uma maneira rápida e eficaz fazer o treinamento dos empregados. Desde o inicio do ano, já tivemos 437 oportunidades de treinamento e para o mês de maio, estão programados mais 318 oportunidades", comenta Tânia Moura, Gerente de Desenvolvimento de Pessoas (GEDEP) da Sanesul.

Para muitos especialistas em educação, a grande vantagem da modalidade do ensino à distância é permitir que as informações cheguem até o colaborador de forma rápida e segura, traduzindo em economia, evitando o deslocamento de pessoas por longas distâncias, o que geralmente provoca stress e fadiga aos participantes, muito comum nos treinamentos presenciais. A EAD permite ainda a padronização das informações, uma vez que todos os participantes receberão os mesmos conhecimentos.

"Não podemos deixar de destacar que outro fator relevante em relação aos treinamentos é o investimento necessário para pagar deslocamentos e diárias dos participantes num treinamento presencial. Nos tempos atuais, com a pandemia do Coronavírus, muitas empresas estão enfrentando sérios problemas financeiros, e com isso, cursos e treinamentos necessários para a formação de funcionários estão sendo cancelados ou adiados. Na Sanesul, com esses recursos tecnológicos e apoio incondicional da Diretoria foi possível a continuidade da capacitação dos empregados. Somados todos os fatores, sem dúvidas a modalidade de educação a distância é uma estratégia eficaz e moderna para a capacitação da força de trabalho", finaliza Tânia Moura (GEDEP).

A GEDEP vem desenvolvendo uma "trilha de aprendizagem" por emprego, no intuito de fornecer as capacitações necessárias para cada emprego, somando à EAD, conteúdos práticos, desenvolvidos presencialmente, quando necessários, contando com a colaboração de técnicos do quadro para organizar e ministrar os treinamentos e da Gerência de Tecnologia da Informação – GETI, que dá todo o suporte tecnológico para manter o AVA acessível.

O AVA conta atualmente com 8 cursos disponíveis, mais 4 em fase de conclusão e 4 em fase de planejamento.

Envie seu Comentário