30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Capital já vacinou 70% da população com pelo menos 1 dose contra Covid-19

Já a segunda dose alcançou mais de 58% dos moradores da cidade

Campo Grande bateu a marca de 70,37% da população vacinada com pelo menos uma dose, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Campo Grande aplicou 1.223.703 doses desde o início da campanha de imunização contra Covid-19, em 18 de janeiro.

Dos 906 mil habitantes residentes na Capital sul-mato-grossense, 637.614 estão vacinados com uma dose e 529.785 (58.47%) com às duas doses ou dose única. A cidade também alcançou 56.304 pessoas com a terceira dose. O objetivo é imunizar cidadãos contra a Covid-19 para diminuir o número de casos, mortes e internações, além de conter a pandemia. 

Na cidade, a capacidade diária é de vacinar até 20 mil pessoas ao dia, em cerca de 60 pontos de imunização espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos, incluindo quatro drives (Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems e UCDB), três polos (Guanandizão, Seleta e IMPCG), além das unidades de saúde.

Hoje (25) vacinam, com a dose de reforço (terceira dose), os trabalhadores da saúde de 40 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 25 de março. Campo Grande é a primeira Capital do país a incluir no calendário regular a aplicação da terceira dose para este público.

Além deste grupo, conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), devem receber também a dose de reforço os idosos de 60 anos ou mais que receberam a segunda dose até o dia 22 de maio e pessoas com alto grau de imunossupressão de 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias. É necessária apresentação do laudo médico que ateste uma das condições definidas pelo Ministério da Saúde.

A aplicação da segunda dose continua para pessoas que tomaram Pfizer até 04 de setembro, Astrazeneca até o dia 26 de julho ou a Coronavac até o dia 03 de setembro. Adolescentes de 12 a 17 anos com ou sem comorbidades que tomaram a primeira dose de Pfizer até o dia 04 de setembro, também, já podem receber a segunda dose.

A data da aplicação das vacinas pode ser consulta na carteirinha digital disponível no site de cadastro: http://vacina.campogrande.ms.gov.br.

Quem ainda não tomou a primeira dose pode procurar qualquer um dos locais de vacinação referenciados. A vacinação será feita mediante disponibilidade de doses.

Pessoas que tomaram a segunda dose em outros estados e municípios e estão no período de recebimento da  dose de reforço, é necessário fazer o cadastro no site. A liberação deve acontecer em até 48h úteis e a confirmação será encaminhada via email.

Capital já vacinou 70% da população com pelo menos 1 dose contra Covid-19
Fale com a Redação