Nos cinco dias de atendimentos, 737 pessoas foram até a unidade móvel
29/09/2018 07h23
Por: Redação
Finalizou ontem (28), o atendimento da Carreta da Justiça em Juti, distante 310 km de Campo Grande. Nos cinco dias de atendimentos, 737 pessoas foram até a unidade móvel do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) para procurar serviços jurídicos. O número de atendimento corresponde há 11% da população do município, que tem 6.638 habitantes, segundo IBGE.
De acordo com a assessoria do TJMS, foram realizados 94 reconhecimentos de união estável em casamento, seis divórcios, três pedidos de alimentos e um DNA, além de orientações jurídicas e atendimento pela Defensoria Pública. Também foram abertas 103 ações.
Esta foi a segunda vez que o serviço itinerante do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul foi até Juti. Naquela ocasião a procura também foi alta, mostrando que as demandas das comarcas sem fórum instalado é grande.
Agora, a Carreta segue rumo a Douradina (15 a 19/10). Depois será a vez de Laguna Carapã (22 a 26/10), Vicentina (19 a 23/11) e, encerrando os atendimentos em 2018, a Carreta da Justiça estará em Jateí (26 a 30/11).
Judiciário em Movimento
A Carreta da Justiça faz parte do programa Judiciário em Movimento, que tornou 100% dos municípios sul-mato-grossenses sedes de comarcas. Com isso, Alcinópolis, Antônio João, Aral Moreira, Bodoquena, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Douradina, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranhos, Rochedo, Santa Rita do Rio Pardo, Selvíria, Tacuru, Taquarussu e Vicentina serão atendidos pela unidade móvel até que tenham um Fórum.
A carreta é uma miniatura de um fórum e conta com gabinete do juiz, sala para Promotor, Defensor Público, sanitário, uma pequena copa e a varanda na frente para recepção das pessoas, totalizando 44 m².
O objetivo da proposta é aproximar o Judiciário da população e dar cidadania às pessoas que nunca tiveram atividade judicial e judiciária em sua cidade, por isso, a Carreta permanece nas cidades conforme a demanda do município e roteiro previamente definido.
A Carreta da Justiça tem jurisdição em todo o Estado e competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante suas jornadas, assim como atuar em mutirões processuais, inclusive em processos do Tribunal do Júri.
Os serviços oferecidos tratam de assuntos criminais e cíveis, como ações de reconhecimento de união estável ou conversão em casamento, divórcio, pensão alimentícia, execução de alimentos, conversão de separação judicial em divórcio, reconhecimento de paternidade, investigação de paternidade e guarda.
Podem procurar a equipe que responde pela Carreta pessoas que necessitam de esclarecimentos a respeito de outros serviços prestados pelo Poder Judiciário, bem como agendamentos para os processos que tramitam na comarca sede.




















