29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 23 de fevereiro, 2024
spot_img

Cassems inaugura nova estrutura da Clínica da Família com ações voltadas para prevenção e cuidado com a saúde

Nesta terça-feira (13), diretoria, membros dos conselhos e beneficiários da Cassems conheceram o novo espaço da Clínica da Família e os programas de prevenção e cuidado a saúde desenvolvidos pela Caixa dos Servidores. 

Para o presidente da Cassems Ricardo Ayache, a Clínica da Família é um projeto muito especial para todos nós porque ele traz uma mudança do conceito de assistência a saúde deixando de cuidar apenas da doença para cuidar dos nossos beneficiários de forma integral. “Desde a gestação até a finitude da vida, e isso é muito importante porque garante ao beneficiário melhor qualidade de vida, uma vida mais longa porque com certeza esse é o desejo de todos nós que administramos a Cassems”. 

O vice-presidente da Caixa dos Servidores Ademir Cerri, também destacou a importância da Clínica da Família para a Cassems. “Para o plano de saúde é fundamental porque o melhor remédio sempre é a prevenção, estarmos em dia com o nosso calendário de cuidados com a saúde. E a inauguração é mais uma etapa que a clínica da família transpõe, agora localizada em um espaço amplo para que possa atender melhor o nosso beneficiário”.

Já a diretora de Assistência à Saúde Cassems Maria Auxiliadora Budib, pontua que a Clínica da Família é um espaço de atendimento primário a saúde, alma da Cassems, e que possibilita ao beneficiário acesso ao médico ‘para chamar de seu’. “A atenção primaria como toda a operação de saúde tem que concentrar na promoção da saúde e na prevenção de doenças, a Clínica é um espaço lindo, bem aconchegante, um espaço ímpar para o atendimento em todos os ciclos da vida do paciente. É com certeza, um projeto inédito e do coração do plano”.

Além da apresentação da Clínica da Família, também foi realizado o “Dia M”, antecipando o outubro Rosa o programa é uma ação de cuidado com a saúde da mulher. A coordenadora da Clínica da Família Amanda Letícia de Vera, explica que entre os meses de setembro a dezembro, as beneficiárias do plano de saúde poderão realizar exames como por exemplo, a mamografia. “O Dia M inicia nesta terça-feira (13), é uma ação com as beneficiarias que estão com exames em atraso. A proposta é promover a prevenção na saúde nos sábados que realizaremos os exames. Então convidamos aquelas beneficiárias a entrarem em contato para agendar o atendimento, ou podem ir até a unidade Cassems que está realizando os exames, que vamos atender com o maior carinho, apresentar os programas de prevenção”.

A conselheira Fiscal da Cassems Aline Melo de Oliveira, ressalta que o Dia M é uma ação já realizada na Cassems e aguardada pelas beneficiárias. “O Dia M é um dia para colocar o exame preventivo em dia, um dia de cuidado, então essas ações que vão acontecer são para o bem da saúde da beneficiária”.

Segundo a médica da médica da família Cassems Luciana Tobaru Sakai, o dia Dia M é uma importante ação de prevenção e cuidado da saúde da mulher, que possibilita o diagnóstico precoce do câncer. “A mamografia é um exame muito preventivo, e ajuda a detectar o câncer de mama. Esse diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento da doença”. 

A médica da família explica que o ideal é a mulher realizar o exame a partir dos 36 anos de idade, quando ela tem fatores de risco entre eles, histórico familiar, e a partir dos 40 anos para as demais. “É ideal fazer o acompanhamento médico, o autoexame de mama e a mamografia é um complemento porque muitas vezes a mulheres não tem o nódulo, ou não tem sintomas. Por isso, ações iguais a esta são importantes para lembrar as pessoas de realizar exames preventivos e disponibilizar o acesso das mulheres para fazerem o exame”, ressalta Luciana Tobaru Sakai.

Oportunidade aproveitada pela beneficiária da Cassems Sonia Amelia, que participou da ação pela primeira vez. “Estou achando maravilhoso, porque é a primeira vez que estou vindo, então achei interessante conhecer os programas e realizar os exames”. E pela beneficiária do plano de saúde Silvana Carramaschi Tubero de Carvalho, que também aproveitou para colocar o exame em dia. “Eu acho essa ação muito importante porque proporciona para mulheres um exame que normalmente, você tem que esperar, então esse cuidado é muito importante para nossa saúde”. 

Dia M

A próxima ação do “Dia M” acontece no sábado (24), no Centro Médico e de Diagnóstico Avançado da Cassems. Interessadas em participar podem entrar em contato por e-mail: [email protected] ou pelos telefones: (67) 3309-5351/99974-0599

Fonte: Ascom Cassems

Fale com a Redação