Cemitérios municipais e particulares estão prontos para o Dia de Finados

349

Publicado em 29/10/2017 14h50

Cemitérios municipais e particulares estão prontos para o Dia de Finados

Nas duas maiores cidades do Estado, as prefeituras intensificaram os trabalhos de limpeza e manutenção

Da redação

Na Capital, os três cemitérios municipais e os nove particulares já estão na reta final dos preparativos para o Feriado de Finados, celebrado na quinta-feira (2). Em Dourados, os dois cemitérios municipais tiveram ações de recuperação de áreas de passeio e calçamento.

A previsão em Campo Grande é de aproximadamente 165 mil pessoas devem visitar os cemitérios públicos de durante o Dia de Finados, sendo que o cemitério Santo Amaro deve receber o maior número de visitantes, com previsão de 100 mil visitas, seguido pelo cemitério São Sebastião, conhecido como Cruzeiro, onde são esperadas 50 mil pessoas. O Cemitério Santo Antônio deve receber 15 mil visitantes.

Devido ao feriado, equipes da prefeitura intensificaram, nas últimas semanas, os trabalhos de limpeza das ruas internas dos cemitérios e vai disponibilizar funcionários para trabalhar nos locais, ajudando os visitantes com atendimento, acesso à informação e segurança interna e externa.

Para os usuários do transporte coletivo que têm o cartão, tarifa será de R$ 1,30.

A Operação finados será organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Guarda Civil Municipal, Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Empresa Águas Guariroba.

Já em Dourados, a previsão é que os dois cemitérios públicos recebam algo em torno de 60 a 70 mil visitantes de Dourados e da região.

Os trabalhos de manutenção dos cemitérios Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus, estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), por meio de limpeza total da área, com a recuperação dos Cruzeiros e, principalmente, das áreas de passeio entre os túmulos, aplicando calçamento com utilização de fresa de asfalto e recuperando trechos dos já existentes.

Na área externa, que receberá os vendedores ambulantes e grande circulação de pessoas, a Semsur mantém a recuperação dos muros que estavam quebrados. As edificações foram reconstruídas e devidamente rebocadas. Além disso, o corte de árvores com risco de queda, a limpeza geral do estacionamento e áreas onde os ambulantes serão instalados e a pintura da calçada externa foram feitas.

Ainda com o trabalho da Agência de Transporte e Trânsito (Agetran), as ruas no entorno recebem recuperação da sinalização vertical e horizontal para garantia do fluxo correto do tráfego que será intensificado.

Cemitérios municipais e particulares estão prontos para o Dia de Finados