12.8 C
Campo Grande
sábado, 25 de maio, 2024
spot_img

Cetran/MS participa de Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito em João Pessoa

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/MS) participou do XVIII Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito (Focotran), em João Pessoa-PB. O evento que começou na terça-feira (2) e terminou nesta quinta-feira (4), reunindo os principais líderes e autoridades do setor de trânsito de todo o país.

O Fórum é realizado trimestralmente e trata de assuntos relevantes para a segurança viária e o transporte público. São realizadas trocas de experiências e debates sobre as ações exitosas de cada estado. Além de discussões técnicas e aprimoramento das atividades que são desenvolvidas pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito.

A atual presidente do Fórum e do Cetran/MS, Regina Maria Duarte, participou do encontro juntamente com os conselheiros Alandnir Cabral da Rocha, Luiz Carlos Duarte Magalhães e Élcio Paes da Silva.

Em sua fala, ela pontuou sobre a busca de visibilidade e fortalecimento dos Cetrans de todo país como prioridade para execução das atribuições legais deles e das atividades relacionadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e segurança viária nos estados, sendo muito aplaudida pelos presentes.

Regina ainda foi condecorada com uma homenagem de Honra do Trânsito pelo trabalho desenvolvido à frente do Focotran e pela sua luta pela paz no trânsito e pelo aprimoramento da mobilidade urbana no Brasil.

Cetran/MS participa de Fórum Nacional dos Conselhos de Trânsito em João Pessoa
Foto: Divulgação

“A homenagem eu recebi como presidente do Focotran e do Cetran/MS que tem 100% dos municípios integrados pela valorização que eu debato em todo o Brasil para a segurança viária e preservação de vida” explica.

Os assuntos debatidos no Focotran são relacionados ao trânsito como as atribuições institucionais dos conselhos, mobilidade urbana, aplicação da penalidade de advertência por escrito e processos administrativos.

O Conselheiro Alandnir Cabral da Rocha fez uma palestra sobre as competências da Jaris e o Conselheiro Duarte fez uma palestra sobre os principais aspectos do processo administrativo de trânsito.

Também participaram do evento os presidentes e conselheiros de vários estados, além das autoridades locais e a representante da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A presidente do Cetran/MS foi convidada para compor a mesa de honra da cerimônia de abertura do 79º encontro Nacional dos Detrans promovido pela AND. Assim como o encontro dos Cetrans através do Focotran, AND também faz o seu encontro dos Detrans para discutir ações e melhorias para a segurança viária do país.

Fale com a Redação