22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 22 de maio, 2024
spot_img

CG ganha 62 km de rede de esgoto em três meses ante meta a chegar em 200 km em 2024

Até o fim de 2024, Campo Grande passará a contar com mais 200 quilômetros de rede de esgoto. As obras serão executadas pela Águas Guariroba, por meio do programa ‘Campo Grande Saneada’. A concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital sul-mato-grossense realiza desde o ano passado um conjunto de obras em parceria com a Prefeitura, para levar saneamento básico a todos os campo-grandenses.

Em 2023, a Águas Guariroba implantou 233 quilômetros de rede de esgoto, com mais de 24 mil famílias beneficiadas. Para este ano, a concessionária espera alcançar outras 20 mil famílias ao fim das obras. De janeiro até agora, 62 quilômetros de rede já foram implantados, beneficiando mais de 6,6 mil famílias.

“O programa ‘Campo Grande Saneada’ está diretamente voltado a universalização dos serviços de saneamento básico na Capital. Nossa missão é garantir os investimentos para que isso aconteça, por meio também do trabalho e comprometimento de nossas equipes”, destaca o diretor executivo da Águas Guariroba, Gabriel Buim.

As obras seguem um cronograma estabelecido pela concessionária em conjunto com o município. Os bairros que estão recebendo obras neste momento são: Samambaia, Jardim Centro-oeste, Aero Rancho, Centenário, Nova Campo Grande, São Conrado e Comunidade Homex. Também serão beneficiados o Santa Emília, Vila Popular, Jardim Seminário, Tiradentes, Los Angeles, Coophavila, José Abrão, entre outros.

“Uma cidade saneada é sinônimo de meio ambiente preservado, mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população. Nosso propósito é garantir que os serviços de saneamento cheguem a todos, no mais curto prazo. Hoje, com a previsão de implantar mais 175 quilômetros de rede de esgoto no município neste ano, Campo Grande deve ser a primeira Capital do país a alcançar o que estabelece o Novo Marco Regulatório do Saneamento e bem antes do prazo final, que é 2033. Já neste ano vamos ter 90% da população com acesso a rede de esgoto”, garante Themis de Oliveira, diretor-presidente da Águas Guariroba.

Atualmente, Campo Grande conta com 89% de cobertura de rede de esgoto, o que representa quase 800 mil pessoas atendidas com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Além disso, a cidade tem a cobertura de água universalizada, isso significa que mais de 99% da população possui acesso à rede de água tratada.

Fale com a Redação