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quinta-feira, 25 de abril, 2024
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Clínica da Família: 4 anos oferecendo atenção primária com atendimento multidisciplinar

Desde a sua inauguração, a Clínica da Família realizou mais de 80 mil atendimentos

No próximo dia 16 de outubro, sábado, a Clínica da Família da Cassems completa quatro anos de existência de um projeto inédito e moderno, que visa um atendimento integral, com foco na atenção primária, prevenção de doenças e na promoção da saúde.  A Clínica da Família dispõe de atendimento com pediatras, nutricionistas de diferentes frentes, geriatras e médicos da família, que é a base principal do atendimento, além de programas de prevenção para todos os ciclos da vida.

A Clínica da Família da Caixa dos Servidores também funciona como posto de coleta de exames laboratoriais. Com esse serviço, os beneficiários da Cassems têm a possibilidade de realizar as consultas na unidade de saúde e, caso necessário, fazer os exames no mesmo local. Os exames oferecidos no posto de coleta são: Hematologia, Bioquímico, Imunológicos, Hormônios, Parasitológicos, Uroanálises, Teste do pezinho, Toxicológicos e Microbiológicos.

O espaço foi planejado para oferecer aos beneficiários da Caixa dos Servidores um acolhimento focado na Atenção Primária à Saúde, que é uma estratégia de organização da atenção à saúde voltada para responder, de forma regionalizada, contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde de uma população, integrando ações preventivas e curativas, bem como a atenção a indivíduos e comunidades. Desde a sua inauguração, a Clínica da Família realizou mais de 80 mil atendimentos.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, desde que a Cassems inaugurou a Clínica da Família, o espaço atende milhares de beneficiários por mês, que são acompanhados ao longo do seu ciclo de vida. 

“Quando abrimos a Clínica da Família, o nosso objetivo era oferecer uma mudança na assistência à saúde, com base no atendimento multidisciplinar e contínuo, que nos trouxe uma solidez da atenção primária em saúde. Esse modelo de atendimento é feito para que os beneficiários tenham um ‘médico para chamar de seu’, que vai lhe acompanhar constantemente, durante toda a vida. A estrutura que preparamos, atende as famílias dos pacientes em todas as suas especificidades etárias, desde a infância, até o envelhecimento”, pontua Budib.

De acordo com o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, ao abrir a Clínica da Família, o principal objetivo da diretoria da Caixa dos Servidores era evidenciar a importância do médico generalista como porta de entrada do atendimento, modelo que já é comum em outros países.

“Quando inauguramos a Clínica da Família, nossa ideia era oferecer um atendimento integral à saúde, porém, o nosso grande objetivo foi retomar a importância do médico generalista como o primeiro contato do paciente. Esse profissional direciona, quando necessário, para um especialista. Esse conceito de atendimento contínuo, já adotado em vários países do mundo, garante também uma maior probabilidade de se realizar a prevenção e a promoção da saúde. Então, o nosso grande objetivo sempre foi cuidar da saúde antes que a doença apareça. Hoje, quatro anos depois da inauguração da Clínica, percebemos que foi uma atitude acertada vendo a quantidade de beneficiários que recebem atendimento humanizado e de qualidade nesta estrutura”, afirma Ayache.

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