24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 11 de julho, 2025
spot_img

Com o Senar/MS, a terra virou sustento e orgulho para comunidade em Miranda

Flaviomir de Souza gosta de dizer que, antes de ganhar novos caminhos, a aldeia La Lima, em Miranda, era cercada por mato, silêncio e uma plantação de mandioca que parecia esquecida no tempo. Para ter hortaliças e frutas frescas, os moradores precisavam viajar 45 quilômetros até a cidade e, no retorno, o calor da região deixava os alimentos murchos, sem vida. A mudança veio com o Senar/MS, que ajudou a transformar essa rotina e trouxe novas possibilidades para a comunidade.

“Nós estamos realizados. É só trabalhar agora e administrar tudo isso para garantir a qualidade de vida da nossa família. Valeu muito a pena a chegada do Senar/MS porque adquirimos muito conhecimento e estamos colocando em prática”, comenta Flaviomir.

Essa é a história do Transformando Vidas de hoje, confira:

Foi numa conversa despretensiosa com um amigo que tudo mudou. Flaviomir conheceu um mobilizador do Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena, pediu cursos do Senar/MS e, como ele mesmo diz, foi como abrir os olhos para um novo mundo.

Com os treinamentos sobre manejo e plantio, chegaram também a esperança e a certeza de que aquela terra tinha potencial e valor. Quando perdeu o emprego, decidiu de vez investir na agricultura. Plantou cinco pés de banana, que logo viraram 60. Organizou o mandiocal, que passou a render três mil quilos de colheita. E encheu o chão de vida nova com pés de melancia, maracujá, mamão e, de cara, 600 pés de alface.

“Nem imaginava que essa terra tinha tanta força. A gente pegou essa visão e hoje no lugar do mato temos muita produção e a tendência é só aumentar”, crava o produtor rural.

A distância até a cidade sempre foi um obstáculo para a comunidade. Mas a nova relação com a terra encurtou esse trajeto e melhorou a qualidade de vida. Hoje, o foco é colocar alimento fresco e saudável na mesa de cada família. Só depois, se sobrar, pensam em vender o excedente. Para Flaviomir, a transformação foi decisiva: agora, não é mais preciso percorrer quilômetros para ter o básico, a própria terra oferece tudo o que faltava.

Com o Senar/MS, a terra virou sustento e orgulho para comunidade em Miranda

Para o produtor rural, a mudança foi além do alimento na mesa, resgatou o orgulho de viver do próprio trabalho e das raízes que herdou. O avô e o pai viveram da agricultura, mas o pai achava que nenhum filho seguiria o caminho. “Ele dizia que ninguém ia querer saber de roça. Mas hoje eu tô aqui, meu irmão voltou também, tudo por causa do Senar. Agora podemos continuar o que eles começaram”.

E se antes as crianças da aldeia não se interessavam pelo campo, agora o cenário é outro. “Eles falam que querem cuidar, querem aprender, querem continuar isso aqui”, diz, orgulhoso.

Para o futuro, Flaviomir não sonha em sair dali. Ele sonha em permanecer, ver tudo crescer e garantir qualidade de vida para cada pessoa da comunidade. E finaliza com a simplicidade de quem sabe que a terra devolve tudo o que recebe.

“Valeu muito a pena ter aprendido com o Senar/MS. Cada dia é um aprendizado novo. Se não fosse por isso, eu nem sei o que seria de nós”.

Fale com a Redação