A Prefeitura de Dourados, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) segue com o constante trabalho de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, em todos os bairros e distritos. Mesmo com as ações dos agentes de saúde, o índice de notificações da dengue continua alto e a administração municipal alerta a população para que se empenhe nessa luta pela saúde pública.

A coordenadora do CCZ, a bióloga Rosana Alexandre da Silva, lembra que a dengue já causou a morte de três pessoas neste ano em Dourados. Ela alerta que a população não deve se esquecer dos cuidados para prevenir a doença e focar apenas na pandemia do coronavírus, deixando de lado o asseio com o lugar onde mora.

Com óbitos e muitos casos de dengue, Prefeitura segue no combate ao Aedes e alerta população

“Estamos em um momento que os cuidados com o coronavírus estão muito visados e não poderia ser diferente, claro, diante de uma pandemia. No entanto, as pessoas não podem esquecer que o mosquito também pode gerar morte e as recomendações são claras e já conhecidas de se evitar recipientes que possam acumular água no quintal”, ressalta.

Somente este ano, conforme a coordenadora do CCZ, foram 2.091 casos notificados de dengue em Dourados, com 1.162 casos positivos e três óbitos pela doença. Foram registrados ainda 12 casos confirmados de zika vírus e 47 de chikungunya.

Rosana afirma que o trabalho acontece em todas as regiões da cidade e conta com mutirões aos sábados.

Com óbitos e muitos casos de dengue, Prefeitura segue no combate ao Aedes e alerta população

Nesta semana, os agentes têm realizado ações de orientação, análises e eliminação de focos do mosquito em residências e comércios situados no Jardim Novo Horizonte, Jardim das Primaveras, Vila Guarani, Parque das Nações I e II, Flor de Maio, Vila Hilda, Bonanza, Cohab II, Jardim Água Boa, Vila Adelina Rigotti, Jardim Esplanada e área central.

Até esta quinta-feira (23), a equipe encontrou nesta semana de trabalho seis focos do mosquito Aedes nos pontos trabalhados.

Com óbitos e muitos casos de dengue, Prefeitura segue no combate ao Aedes e alerta população

Neste sábado (25), o CCZ realizará mutirão no jardim Progresso, Cohab II e Jardim Pelicano.

Mais informações podem ser obtidas junto ao CCZ, via telefone: 3411-7753.

Comentários