20.8 C
Campo Grande
terça-feira, 23 de abril, 2024
spot_img

Comerciantes fazem protesto no Paraguai devido à crise financeira

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) causou o fechamento da fronteira entre Brasil e Paraguai desde março. Com isso, os comerciantes não conseguem vender já que os turistas estão impedidos de visitar o país. Mas de mil pessoas protestaram no Paraguai nesta segunda (13).

Os comerciantes e trabalhadores se uniram em protesto registrado em pelo menos quatro cidades paraguaias Encarnación, na margem do Rio Paraná, na fronteira com a Argentina, em Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu (PR), e Salto del Guairá e Pedro Juan Caballero.

Em Pedro Juan Caballero, os empresários pedem autorização para entregarem as mercadorias na Linha Internacional. O governo do Paraguai aceitou atender a reivindicação, porém a Receita Federal do Brasil afirmou que a fronteira fechada pelo país vizinho impede a declaração das compras e qualquer produto entregue na fronteira seria considerado ilegal.

O pedido então foi apresentado ao Itamaraty, mas ainda não há respostas.

O comércio no Paraguai voltou a funcionar no dia 25 de maio. Já os shoppings de importados, China e Planet Outlet, permanecem fechados.

Fale com a Redação