27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Como o mindset pode ajudar sua vida?

Você precisa mudar um hábito, mas não sabe por onde começar? Anda se questionando o que pode fazer para melhorar seu rendimento no ambiente de trabalho? Já chegou a reparar que para conquistar uma mudança na vida precisamos primeiro mudar o jeito de pensar? Enfim, como virar a chave? 

Pois é! Vivemos em um mundo e em uma sociedade volátil, que mudam a todo o momento e, por esse motivo, é inviável seguir fórmulas prontas para alcançar o sucesso. À isso somamos ainda que as pessoas estão, cada vez mais, adaptando-se, aprimorando suas habilidades e adquirindo outras novas.  

Um termo que ganhou notoriedade nos últimos anos, e que ajuda na rotina coorporativa, foi o mindset. Apesar de muito se falar a respeito, nem todos entendem sua real definição e o impacto que pode ter na vida profissional e pessoal das pessoas, especificamente àquelas que prezam pelo desenvolvimento. 

Trabalhar o mindset tornou-se a oportunidade ideal de ascender os resultados, inovar na saúde e, além de tudo, proporcionar experiências variadas para os colaboradores de forma estratégica. 

Para reforçar ainda mais a importância desta temática e como este conceito pode mudar sua vida, o empresário e professor Dijan de Barros esclareceu algumas informações necessárias. Confira!  

O que é mindset?  

São atitudes ou a forma como você pensa. A forma como você, teoricamente, dá início ao seu pensamento, atitude, postura e proatividade. Ou seja, todo o seu comportamental.   

Antigamente olhávamos o currículo, a formação de alguém e todos os seus títulos. Hoje o comportamento e habilidades que se destacam, vêm em primeiro lugar. Isso, basicamente, é mindset.   

A teoria do mindset é linda, mas na prática podemos simplificar como a pessoa que você pode contar ou a pessoa que você não pode contar. Logo, se você tiver um mindset de crescimento, você terá mais destaque dentro da empresa, mas, para ter isso, é necessário uma boa base.  

Afinal, só um bom currículo é importante? 

O currículo, hoje, deixou de ser o diferencial no mercado de trabalho. Os títulos que você tem, o inglês, por exemplo, que antes era um plus agora, para começar o jogo, é o básico.   

O que mais vai fazer diferença ao contratar alguém e essa pessoa colocar o pé dentro da empresa não é seu currículo, mas sim se seu mindset é de crescimento, se é alguém que realmente sai da zona de conforto, coloca-se à disposição da empresa e faz mais do que aquilo que foi contratado.   

Outro ponto que precisa ser evidenciado é que na pandemia ficou muito clara a eficiência de cada profissional. A questão do home office, inclusive, era uma “moda” no início do período pandêmico, que funcionou para uns e para outros não, e é importante atentar-se a isso.  

Vale a pena insistir em um profissional que não está rendendo? 

Sim. Tem que tentar resgatar essa pessoa, mas deixar claro que foram feitas todas as ações para melhorar e tentar trazer esse profissional para o time de novo. Vai chegar uma hora que será avaliado se isso deu certo ou não. Depois de gastar todas as fichas e tentativas, aí sim analisar se vai ser necessário preparar uma nova seleção de um substituto. 

Jamais desligar alguém da empresa sem antes tentar recuperar ele. Essa ação será benéfica para empresa, por conta de custo, mas para o profissional também, que terá feedbacks.    

O líder é fundamental? 

Esse é o profissional mais importante de qualquer time, ele não está ali por acaso.  

Desde a formação da equipe ele precisa estar dentro do processo, entender quem vai para cada cargo e quais funções serão desenvolvidas. Sem contar que periodicamente o líder deve sentar com cada colaborador para dar um feedback e realizar ajustes se preciso for.  

Dica profissional do Dijan 

Saia da zona de conforto, procure novos desafios e busque fazer mais do que aquilo que você pode fazer, porque você pode. Os profissionais que hoje entregam mais do que lhe foi solicitado, sem precisarem ser cobrados, serão os que mais se destacarão todos os dias.  

Para saber mais sobre o assunto, oitavo episódio do podcast Cuidar de Você, com o Dijan, basta acessar nosso Spotify (https://bit.ly/PodcastUnimedCG ) e Youtube (https://bit.ly/PodcastUnimedCGYoutube ).   

Fonte: Ascom Unimed CG

Fale com a Redação