Com a onde de calor que Mato Grosso do Sul passa neste fim de mês e que ainda enfrentará no mês de outubro, é necessário ter cuidados na hora de tentar amenizar o calor em casa para garantir um consumo consciente de energia e não ter aumento brusco da fatura de luz.
Ligar o aparelho de ar-condicionado para amenizar a onda de calor tem reflexos na conta de energia no fim do mês e no tanque de combustível. Porém, cuidados simples podem gerar economia.
O ideal é colocar a temperatura na opção 23ºC, segundo Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava). Desta desta maneira, o compressor consome menos energia e mantém o conforto.
Outra dica importante em relação ao ar-condicionado é manter as portas e janelas bem fechadas. Quanto mais isolado for o cômodo, mais rápido o ambiente vai chegar na temperatura exigida, e mais rapidamente o aparelho vai sair do modo de maior gasto de energia.
Além disso, aproveitar a luz natural e evitar deixar lâmpadas acesas durante o dia ajuda também a diminiuir o valor da fatura, principalmente na área externa da casa. À noite, é importante desligar as lâmpadas dos ambientes que não forem utilizados.
Sobre os eletrodomésticos, é importante retirá-los da tomada quando ninguém estiver usando, incluindo cabos de televisão e carregador de celular, que, geralmente, são esquecidos plugados na tomada.
Tanto para a geladeira, como também para o freezer, a dica é analisar se a borracha da porta não está desgastada. Se o desgaste for perceptível, a dica é trocar o quanto antes.
Para quem tem chuveiro elétrico, a dica é usar o aparelho no modo verão, ou até mesmo desligar qualquer tipo de aquecimento. Este ato pode fazer uma grande diferença na conta de luz no final do mês.
Outras dicas
O Enfoque MS buscou uma lista com outras dicas simples que podem ser seguidas pelos consumidores, e que podem fazer toda a diferença na conta de energia no final do mês. Veja a lista completa.
- Ao comprar novas lâmpadas, prefira as de LED, que são mais eficientes.
- Pinte paredes e tetos com cores claras. Elas refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
- Evite acender lâmpadas durante o dia.
- Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estiverem ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.
- Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade.
- As roupas mais delicadas devem ser passadas primeiro. Ao final, você pode desligar o ferro e aproveitar seu calor para passar roupas leves.
- Ao comprar geladeira ou freezer, observe se eles possuem o Selo Procel de Economia de Energia. Considere também as instruções da etiqueta laranja, que indicam o consumo médio mensal.
- A instalação da geladeira deve ser feita em local bem ventilado, evitando a proximidade com o fogão e com aquecedores ou áreas expostas ao sol. Deve haver um espaço mínimo de 20 cm dos lados, acima e no fundo, no caso de instalação entre armários e paredes.
- Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas.
- Não forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros, pois isso dificulta a circulação interna do ar.
- Não desligue sua geladeira ou freezer à noite para ligá-los na manhã seguinte.
- Evite o uso do chuveiro entre 17h e 22h. Ele é um dos aparelhos que mais consome energia.
- Feche a torneira para se ensaboar.
- Não tente aproveitar uma resistência queimada. Isso acarreta aumento no consumo de energia e é perigoso.
- Utilize ar-condicionado que possua o selo Procel de Economia de Energia.
- Lave, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante da máquina de lavar.
- Mantenha o filtro sempre limpo.
- Mantenha acionado o Energy Stay do seu computador, utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não está sendo utilizado.
- Não deixe os acessórios do computador ligados sem necessidade.