19.8 C
Campo Grande
sábado, 20 de julho, 2024
spot_img

Confira o que abre e fecha durante feriado do Dia do Trabalhador na Capital

Alguns atendimentos dos serviços públicos e do comércio de Campo Grande vão sofrer alterações

Nesta quarta-feira (1º), comemora-se o Dia do Trabalhador. A data celebrada internacionalmente relembra as conquistas das classe trabalhadora ao longo da história. A origem da data remonta ao movimento grevista encabeçado por trabalhadores norte-americanos em Chicago, no final do século XIX.

Mas, na prática, o que muita gente quer saber é se, além da folga, o que vai funcionar ao longo do feriado nacional. O Enfoque MS lista, a seguir, o funcionamento dos principais serviços no dia 1º de Maio. Confira:  

Repartições Públicas

A Prefeitura de Campo Grande não terá expediente nesta quarta, apenas os serviços essenciais. As repartições públicas retornam normalmente na quinta-feira (2).

No Governo do Estado, a publicação anual também estabelece o dia 1º de maio como feriado.

Comércio

As lojas do comércio da capital estarão fechadas nesta quarta-feira (1°) e retornam na quinta-feira (2).

Supermercados

Os supermercados poderão abrir normalmente durante o feriado (1º).

Mercadão

O Mercadão estará fechado durante o feriado, o atendimento retorna na quinta-feira (2).

Camelódromo

Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o local estará fechado durante o período e vai reabrir as portas na quinta-feira (2).

Shopping

Campo Grande

  • O funcionamento das lojas está a critério dos lojistas, seguindo acordo com o sindicato correspondente;
  • Já a praça de alimentação da 10h às 22h.

Norte Sul Plaza

  • As lojas e quiosques estarão fechados;
  • Já a praça de alimentação e o lazer funcionam das 11h às 21h.

Bosque dos Ipês

  • As lojas e outros serviços não vão funcionar durante o feriado;
  • Já a praça de alimentação e lazer abrem das 11h às 21h;
  • O cinema vai funcionar normalmente.

Pátio Central

O shopping central não vai abrir durante o feriado e retoma o funcionamento na quinta-feira (2).

Bares e restaurantes

No feriado (1º), bares e restaurantes devem funcionar normalmente.

Bancos

As agências bancárias não abrirão para atendimento presencial no dia 1º de Maio. As compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas no período. O atendimento retoma normalmente na quinta-feira (2).

Correios

Não haverá funcionamento nas agências dos Correios em 1º de Maio. O órgão estatal de postagem só voltará às atividades no dia útil seguinte, quinta-feira (2), de acordo com a instituição.

Durante o feriado, a Central de Atendimento estará disponível somente por meio dos canais automatizados:

  1. Chat com aatendente virtual dos Correios (Carol);
  2. Fale Conosco;
  3. Autoatendimento – 0800-725-7282, 0800-725-0100 e 3003-0100.

Esses canais funcionam 24 horas por dia. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil após o feriado, a partir das 8h.

Lotéricas

As lotéricas estarão fechadas e vão reabrir na quinta-feira (2)

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que suas agências estarão fechadas em 1º de maio. As atividades serão retomadas normalmente no dia seguinte.

Mesmo assim, os serviços online estarão disponíveis durante o feriado, por meio do portal Meu INSS e do aplicativo para celular. A Central Telefônica 135 funcionará apenas com atendimento eletrônico.

Serviços essenciais

  • Unidades Básicas de Saúde (UBS): As unidades fecham no feriado e retomam o atendimento à população na quinta-feira (2).
  • Unidades de Saúde: As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros Regional de Saúde (CRSs) vão funcionar normalmente.
  • Casa da saúde: Estará fechada durante o feriado e retorna na quinta-feira (2).

Hemosul

Toda a rede Hemosul no Estado funcionará normalmente até terça-feira (30) e estará fechada na quarta-feira (1°). O atendimento em todas as unidades retorna apenas na quinta-feira (2) em horário regular.

Em Campo Grande, o Hemosul Coordenador funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, entre 7h e 12h. O Hemosul Santa Casa e o HRMS estão abertos de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Para mais informações a respeito das unidades do interior do Estado, basta acessar a grade de horários no site hemosul.ms.gov.br.

Polícia Civil

Nesta quarta-feira (1°), o funcionamento da Polícia Civil ocorrerá apenas nas unidades de plantão: 1ª Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DEAM), 4ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, localizada no bairro Moreninha II, Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) do Centro Especializado de Polícia Integrada (Cepol) e Depac Centro. As demais reabrem na próxima quinta-feira (2).

Bioparque Pantanal

O Bioparque Pantanal funcionará em horário especial neste Dia do Trabalhador (1°), entre 8h30 e 14h30. As visitas voltam ao horário regular na quinta-feira (2), das 8h30 às 12h e das 13:30 às 17:30, e devem ser agendadas previamente pelo site oficial do local.

Detran

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informa que não haverá atendimento ao público nas agências de todo o Estado nesta quarta-feira (1°). As unidades retornam normalmente na quinta-feira (2).

O órgão reforça que 95% dos seus serviços estão disponíveis na plataforma Meu Detran e no aplicativo Detran MS.

Funtrab

A Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) informa que, seguindo o decreto estadual, não haverá atendimento na quarta-feira (1°). O funcionamento retorna ao normal na quinta-feira (2).

Além disso, as três unidades da ‘Rede Fácil’ Aero Rancho, Guaicurus e General Osório não atenderão somente nesta semana.

Fale com a Redação