Alguns alimentos podem ser aliados da sua saúde. Quando a imunidade está baixa, ficamos mais propensos a infecções e quadros virais

23/04/2020 14h50
Da redação com informações da Cassems

A imunidade é a capacidade do organismo de se defender de vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando está baixa, o indivíduo fica mais propenso a infecções e quadros virais. Para contribuir com a boa manutenção da imunidade, é preciso apostar em ajustes nas refeições, com alimentos ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam o sistema imunológico a funcionar melhor.

O nutricionista Gabriel Borges explica que a recomendação é para uma dieta equilibrada. “Indicamos que consumam alimentos minimamente processados e aumentem o fornecimento de frutas, legumes e verduras, para que o corpo tenha substratos desempenhar as suas funções em relação ao sistema imune”.

É preciso salientar, no entanto, que a boa alimentação não garante que uma doença não se instale ou realize a cura de vírus. O papel dos ingredientes ricos em vitaminas no organismo é de auxiliar e, à longo prazo, contribuir para o bem-estar físico. A seguir, confira os melhores alimentos para a imunidade e não deixe de incluí-los no prato:

1** – Óleo de coco**
O ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco, tem a propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.

2 – CebolaA cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

3 – AlhoO alho, além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Inclusive, o alho pode ser consumido junto a antibióticos. Por ser rico em vitamina A, C e E, o alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

4 – TomateRico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.

5 – Vegetais verdes escurosAlimentos como brócolis, couve e espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.

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