Primeiros dias, amamentação, vacinação, saúde bucal, alimentação, primeiros passos e desenvolvimento. É evidente que ser mãe ou pai é um marco na vida, uma experiência única, mas a chegada de um bebê e o seu crescimento obrigam os pais a enfrentarem situações desconhecidas, repleta de informações e, por vezes, assustadoras. 

Pensando em dar uma mãozinha para os que, pela primeira vez, embarcam neste mundo cheio de amor mas também de descobertas, ou até mesmo para os que já são veteranos na área, a Unimed Campo Grande compartilha um manual com informações úteis e de extrema importância sobre o assunto, baseadas em recomendações do Ministério da Saúde. 

O “Manual Para Pais de Primeira Viagem” conta com 13 tópicos:  

– Os primeiros dias  

– Amamentação 

– Ordenha 

– Alimentação saudável em 10 passos para crianças até 2 anos 

– Suplementação de ferro e vitamina A  

– Acompanhando a saúde da criança  

– Desenvolvendo com afeto – Acompanhando o crescimento da criança  

– Vacinação  

– Saúde bucal  

– Saúde ocular e auditiva  

– Cuidados com a saúde da criança 

– Cuidados com a segurança da criança; prevenindo acidentes  

Para ter acesso ao material, basta clicar aqui.   

Sobre os primeiros passinhos, o médico Dr. Alberto Jorge Felix Costa, pediatra da Unimed Campo Grande, relata que “deve acontecer sempre sem pressa. No início, ajudá-los sempre com as duas mãos. A hora que o bebê consegue andar com firmeza com as duas mãos aí os pais já podem tentar pegar em uma mãozinha para que ele consiga andar com apoio”.  

O especialista ainda ressalta que é muito importante não compararmos um bebê com o outro, pois cada criança tem o seu tempo. “Em suma, o mais importante é irmos com calma, sem comparar nosso filho com outras crianças, sempre transmitindo segurança, fazendo com que a criança sinta-se protegida para que consiga dar mais passos sem apoio”.  

Vale lembrar que o manual orienta e esclarece muitas dúvidas sobre variados assuntos, porém, a dedicação e a experiência diária regada de afeto e cuidado são determinantes para o desenvolvimento saudável das crianças e da família.

Fonte: Ascom Unimed CG

Comentários