29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 23 de fevereiro, 2024
spot_img

Cooperativa instala Fundação Miguel Couto de Ensino, Pesquisa e Extensão

Na noite de ontem (16) foi instalada, oficialmente, a Fundação Miguel Couto de Ensino, Pesquisa e Extensão. A solenidade realizada na sede da Cooperativa médica de Campo Grande com número restrito de pessoas e transmitido via on-line para os demais convidados, também contou com a posse dos membros da Diretoria Executiva e dos Conselhos Curador e Fiscal da instituição.  

Durante a cerimônia, o diretor-presidente da cooperativa e presidente do Conselho Curador da fundação, Dr. Maurício Simões Corrêa, lembrou as ações de enfrentamento à Covid-19 que foram determinantes para a criação da instituição e os estudos já em andamento, juntamente com centros de saúde do mundo todo também relacionados ao coronavírus.

“Meu sentimento hoje é de realização, e nessa noite estamos vivenciando um ato histórico para a Unimed Campo Grande. Nós já temos nosso hospital próprio, que está modificando o cenário da saúde médico-hospitalar em todo o Mato Grosso do Sul, mas agora, temos uma instituição como um braço educacional na área científica que poderá aprimorar ainda mais os conhecimentos não só dos médicos cooperados, mas dos colaboradores, especialmente os da área da saúde. A fundação, com certeza, já vem realizando estudos de extrema importância relacionados à pandemia da Covid-19 e beneficiando toda a comunidade”, falou.  

O presidente da Diretoria Executiva da Fundação Miguel Couto, Dr. João Ricardo Filgueiras Tognini, falou da responsabilidade frente à instituição. “Há muito tempo falávamos da necessidade em se criar um centro de estudos que associasse a assistência à saúde a processos educacionais continuados, coorporativos, de recursos humanos e de aprimoramento dos seus profissionais. Hoje, sinto-me muito orgulhoso e contente em ser o primeiro presidente da fundação, mas também sei da responsabilidade e da quantidade de trabalho quem vem pela frente”.  

Cooperativa instala Fundação Miguel Couto de Ensino, Pesquisa e Extensão

Homenageados

Representando todos os profissionais de saúde que vem atuando na linha de frente desde o início da pandemia, os médicos infectologistas Dra. Haydée Marina do Valle Pereira e Dr. Maurício Pompilio foram homenageados.   

“Nós provamos que temos recursos e profissionais capacitados e a fundação trará ainda mais melhorias para o serviço já prestado. Receber essa homenagem me deixa muito emocionada depois de dois anos de trabalho muito árduo, mas tenho que destacar que sempre tivemos apoio de toda a equipe e foi por isso que tivemos êxito e conseguimos salvar tanta gente”, falou emocionada Dra. Haydée. “Fico muito feliz com a homenagem e estendo a todos os colegas que enfrentaram a pandemia com muita coragem e disposição, cuidando das pessoas da melhor maneira possível”, completou Dr. Pompilio.   

Dra. Sarita Garcia Rocha, diretora Administrativa, Técnica e Operacional da Central Nacional Unimed (CNU) e presidente da Federação Unimed Mato Grosso do Sul também falou da importância da fundação. “Essa é uma noite de muita emoção diante de tudo o que passamos até aqui por causa da pandemia, e a fundação é uma oportunidade de construirmos uma semente, cuja base é a educação, que vai permear não só entre os cooperados e colaboradores, mas irá além, beneficiando também a comunidade. Então ela é de uma importância muito grande, que vem contribuir com diferentes públicos envolvidos nesse espírito cooperativista que nós temos”.   

“Esse é um momento histórico onde vocês criam instrumentos de várias possibilidades na pesquisa e ensino e também no relacionamento com o poder público”, disse o secretário municipal. “Nós agrademos à Unimed Campo Grande pela parceria público-privada, que permitiu a capacitação dos profissionais de saúde do interior do nosso estado, quando muitos não tinham ainda ideia de como enfrentar essa doença. Com certeza essa iniciativa fará com que a saúde do MS avance ainda mais”, disse Geraldo Resende, secretário de Estado de Saúde. 

Fonte: Ascom Unimed CG

Fale com a Redação