18.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 19 de abril, 2024
spot_img

Coordenadoria da Mulher do TJMS inscreve práticas de sucesso no Prêmio Innovare

Na próxima segunda-feira, dia 5 de julho, a justiça sul-mato-grossense estará no foco dos consultores do Prêmio Innovare, que está em sua 18ª edição destacando e divulgando as boas práticas jurídicas desenvolvidas por profissionais relacionados à justiça brasileira para seu aprimoramento, tornando-a mais acessível à população.

Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare trabalha para identificar e colocar em evidência iniciativas que trazem inovações e contribuem para o aprimoramento da justiça. Ao todo, já foram premiadas 240 práticas, entre mais de sete mil trabalhos, em diferentes áreas da atuação jurídica. Para esta edição, o Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, inscreveu práticas nas categorias Juiz e Tribunal.

Foram inscritos na categoria Juiz quatro práticas do TJMS: duas para a juíza Helena Alice Machado Coelho e duas para a juíza Jacqueline Machado. Para a primeira foram direcionados os projetos Projeto Kunhã Kuery! Nhãmbopaha Jeiko Asy, que na língua Guarani significa: Mulher! Chega de Violência, e o segundo foi o Mãos EmPENHAdas contra a Violência – Barbearias.

Para a segunda juíza foram inscritas as ações Mãos EmPENHAdas contra a Violência; ATITUDE – Grupo Reflexivo de Mulheres; Protetivas on-line. Na categoria Tribunal estão concorrendo o Projeto InspiraCine: Mulheres, Fortalecimento da Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência Doméstica Contra as Mulheres, Projeto Dialogando Igualdades e o Prêmio de Jornalismo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Em razão da pandemia, este ano as entrevistas com os consultores estão sendo realizadas por videoconferência. Na quarta-feira (30), a juíza Helena Alice foi entrevistada e a juíza Jacqueline será uma das entrevistadas no dia 5 de julho.

Ressalte-se que, apesar dos esforços em se criar projetos e ações que resultem na solução das demandas da população, os problemas ainda existem e precisam ser enfrentados pela justiça brasileira. No Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul é perceptível o crescimento das iniciativas que buscam a efetividade da prestação jurisdicional não só na área de violência contra a mulher, mas na infância e juventude, na ressocialização prisional, entre outros.

É certo que as iniciativas indiscutivelmente estão mudando a cara da justiça e estimulando novas iniciativas, de forma que todos ganham. Importante lembrar que, após a premiação, o Innovare divulgará as ações exitosas e apresentará seus protagonistas, profissionais imbuídos em tornar o Brasil um país melhor.

Fonte: Ascom TJ-MS

Fale com a Redação