Iluminação, enquadramento e edição: essas são as bases para capturar boas imagens, e é justamente esse o foco do Curso de Foto com Celular que será oferecido gratuitamente pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, entre os meses de junho e setembro, em Campo Grande.
As aulas acontecerão no Centro Cultural José Octávio Guizzo e atividade será dividida em quatro módulos independentes, totalizando 40 horas de formação:
- Celular Iniciante (junho),
- Celular Intermediário (julho),
- Edição de Imagem e Iluminação (agosto),
- Vídeo com Celular (setembro).
Cada oficina pode ser feita de forma isolada, sem prejuízo na aprendizagem, ou em sequência, ampliando a performance dos participantes.
Primeira etapa começa em junho
O primeiro módulo, “Celular Iniciante”, será realizado nos dias 7, 14 e 21 de junho, sempre das 14h às 16h30. O conteúdo trará uma introdução à linguagem fotográfica por meio de aulas teóricas e práticas, além de orientações sobre uso de câmeras em dispositivos móveis, controle de luz, composição e enquadramento.
Entre os temas abordados estão:
- Conceito de fotografia
- Fotometria (Balanço de Branco, ISO e Valor de Exposição)
- Enquadramento (Regra dos Terços, Proporção Áurea, Perspectiva Linear)
- Conceito de foco (infinito, macro e foco diferencial)
Os participantes devem instalar os seguintes aplicativos: Open Camera (Android), Instamatic (iPhone) e o editor Snapseed.