30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Curta dirigido por professora da UFMS será exibido amanhã no Autocine

Amanhã (12), o Autocine da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) exibe duas animações nacionais: o curta-metragem Ser criança em Campo Grande e o longa-metragem Tito e os pássaros. Devido às medidas adotadas pela prefeitura da Capital para combater a pandemia da Covid-19 na capital, haverá apenas uma sessão, às 18h.

Ser criança em Campo Grande é dirigido pela professora da Faculdade de Educação da UFMS Constantina Xavier. “É uma alegria muito grande poder ter o nosso filme exibido em um espaço tão nostálgico, tão querido e, ao mesmo tempo, tão potente nesses dias atuais. O filme foi feito dentro de um projeto intitulado Campo Grande meu amor e mostra o olhar das crianças, como elas exaltam seu amor pela cidade, sem se esquecerem dos problemas, das mazelas da capital. O roteiro foi elaborado a partir das narrativas e dos desenhos de alunos de uma escola na qual trabalhamos”, explica. A animação traz o relato de duas crianças que declaram o amor por Campo Grande. Contanto como é o seu dia, elas imaginam a cidade governada por crianças super-heroínas, com chuva de doces e balas, transformada em uma docelândia, sorvetelândia e guaranalândia.

As animações produzidas pela professora já foram exibidas em festivais nacionais e internacionais de cinema. Ser criança em Campo Grande é um dos filmes contidos no acervo projeto de extensão Brincar de fazer cinema com crianças. “No projeto  temos 12 filmes produzidos que já percorreram festivais no Brasil e exterior. As temáticas costumam trazer a forma como as crianças veem o mundo e também sobre a cultura regional”, comenta.  “Esse filme foi feito em 2011 com as crianças que estavam participando do projeto e também é fruto de um curso de cinema documentário ofertado pelo Pontão de Cultura Guaicuru”, explica a professora. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

“O espaço do Autocine em época de pandemia é tão importante para que as crianças possam entender a partir do filme, das personagens, tanto do nosso curta, como da animação principal, a sua própria vida”, diz. “É uma felicidade muito grande para mim e para a equipe que participou da produção do filme. Sem dúvida é um ganho também para a Universidade”, finaliza.

Curta dirigido por professora da UFMS será exibido amanhã no Autocine
Na animação, Tito e seus amigos buscam a cura para o medo

Tito e os pássaros conta a história de um menino que é responsável, junto com seu pai, por achar a cura para a doença do medo que é contraída após a pessoa tomar um susto. A animação da Bitsfilmes foi exibida em mais de 50 festivais ao redor do mundo e conta com a direção de Gustavo Steimberg, Gabriel Bitar e André Catoto. As vozes dos personagens principais ficam por conta dos atores Denise Fraga, Matheus Nachtergaele, Matheus Solano, Pedro Henrique e Otávio Augusto. O filme tem duração de 83 minutos.

A reativação do Autocine UFMS foi possível por meio de iniciativa conjunta da UFMS e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/Prefeitura de Campo Grande e da Fundação de Cultura/Governo de Mato Grosso do Sul, contando ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos e do Sesc MS.

Confira o trailer do filme Tito e os pássaros

Fale com a Redação