27.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 6 de maio, 2024
spot_img

Defensoria leva atendimento móvel e outros serviços a moradores de rua da Capital

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul vai levar nesta sexta-feira (10), o atendimento móvel com a Van dos Direitos e diversos outros serviços no Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), em Campo Grande.

De acordo com a Defensoria, o objetivo é proporcionar suporte as pessoas em situação de rua, com apoio de parceiros. “Além do nosso atendimento jurídico, também haverá a prestação de serviço da Águia Morena com uma roda de conversa, atendimento médico com os profissionais do Consultório na Rua, testagem com o CTA, atendimento da Defensoria da União, oferta de vagas de emprego e emissão da carteira de trabalho, com a Funtrab; orientação sobre benefícios sociais , com o INSS; corte de cabelo, oferecido pelo projeto Mãos do Bem; emissão de RG pela Sejusp, e coleta de denúncias e confecção de carteira de Nome Social com a subsecretaria de LGBT”, detalhou a coordenadora.

A meta é atender entre 200 e 250 pessoas, das 8 às 12h na Rua Joel Dibo, o dobro do atendimento diário da unidade, uma vez que vários usuários passaram por triagem desde o início da semana para receber o atendimento na van, que é equipada com ar-condicionado, computador, impressora, mesa para conciliação e gerador.

Van dos Direitos

De modo geral, o atendimento móvel da Van dos Direitos tem como objetivo alcançar pessoas em situação de vulnerabilidade que não têm condições de se deslocar até uma unidade da Defensoria, como, por exemplo: pessoas em situação de rua, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, além das regiões periféricas de todo o Estado. Nesta edição de sexta, o atendimento será exclusivamente focado as pessoas que estão em situação de rua.

Fale com a Redação