20.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de junho, 2024
spot_img

Dia Mundial da Doação do Leite Materno: conheça o processo da coleta até a oferta ao bebê

Neste domingo (19) é celebrado o Dia Mundial da Doação do Lei Humano, alimento esse considerado essencial para o desenvolvimento dos recém-nascidos. A data serve de conscientização para a manutenção do estoque dos bancos de leite humano (BLH) existente nos hospitais e maternidades que auxiliam mãezinhas cuja produção é baixa ou têm dificuldades para a amamentação.

Conforme a nutricionista da Santa Casa de Campo Grande, Isabella Tozzi, um litro de leite doado consegue alimentar até 10 bebês. O líquido possui todos os nutrientes necessários, além de ser rico em anticorpos. Para prematuros e com baixo peso, é ainda mais crucial, pois auxilia no crescimento e na proteção contra doenças graves.

Para doar, não é preciso nem mesmo ir até o hospital. Em Campo Grande, os bancos têm o serviço que faz a coleta na própria casa da doadora. O serviço é previamente agendado e a doadora recebe todas as orientações necessárias para a higienização correta, retirada e armazenamento do líquido.

Para ser doadora, a mãe precisa estar bem de saúde, ter feito os exames do pré-natal e leite em excesso. “A equipe leva um kit de higiene, composto por um frasco, toca e máscara, e ensina o processo de retirada do leite, armazenamento e etiquetagem com dados”, detalha a nutricionista da Santa Casa.

Um vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros mostra como é o processo da doação do leite até chegar ao bebê. “Assim que recebeu o leite externo, ele passa pelo processo de pasteurização, que consiste em submeter o leite a uma alta temperatura e depois esfriá-lo rapidamente. Após processado, o leite pode ser congelado por até seis meses”, explicou.

Se você tem leite para doar pode entrar em contato com os bancos de Campo Grande nos telefones abaixo:

  • Banco de Leite do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS): (67) 3378-2715;
  • Banco de Leite da Cândido Mariano: (67) 67 3041-4735;
  • Banco de Leite do Hospital Universitário (HU): (67) 3345-3027 ou WhatsApp (67) 99154-2730.
  • Banco de Leite da Santa Casa de Campo Grande: 3322-4174 ou WhatsApp (67) 98472-5256
Fale com a Redação