34.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 10 de setembro, 2025
spot_img

Documento digital de veículos será lançado em MS na próxima quinta

Documento em papel continuará valendo.

22/12/2018 15h56
Por: Redação

Após começar a valer em Brasília, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), a versão digital, que é o documento dos veículos, começa a valer em Mato Grosso do Sul, na próxima quinta-feira (27).

A tecnologia será adotada pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada estado gradualmente até o final deste ano.

O Detran-MS já consta na lista de habilitados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e a ferramenta deve ser lançada oficialmente a partir da próxima quinta.

Ministério das Cidades facultou aos Detrans a cobrança ou não de taxa adicional pelo CRLV Digital e ainda não há informações sobre tarifas em MS.

O documento digital terá o mesmo valor legal que a versão impressa – que continuará sendo de emissão obrigatória – e será disponibilizado a quem tiver com o licenciamento em dia.

A versão digital do CRLV poderá ser baixado pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível na PlayStore e na AppleStore.

Na plataforma, também será possível fazer download da CNH Digital e informações sobre o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o CRLVe só será expedido após a quitação dos débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais vinculados ao veículo, bem como o pagamento do DPVAT.

Assim como a CNH digital, o CRLVe contém todas as informações do documento impresso e um “QR code” para leitura rápida e informatizada. A nova versão também permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital — que tem validade de documento autenticado.

De acordo com o Código de Trânsito, o motorista que for parado sem o documento -impresso ou digital- comete infração gravíssima e pode receber multa de R$ 293,47, 7 pontos na carteira, além de ter o veículo removido.

Quem está com a documentação em dia, mas ainda não recebeu o CRLV pode pegar uma autorização no site do Detran para rodar com o veículo por até 60 dias.

Passo a passo

Para o usuário que já possui a CNH Digital

  • Deverá atualizar o aplicativo para a versão da Carteira Digital de Trânsito, caso a opção de atualização automática não esteja acionada no dispositivo.

  • Em seguida, adicionar o CRLV Digital, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

Para o usuário que não possui a CNH Digital

Baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito na App Store ou Google Play

  • Efetuar o cadastro de usuário no próprio aplicativo.

  • Adicionar o CRLV, informando o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

O CRLVe estará vinculado ao celular informado no cadastro de usuário e, para ser adicionado, exige a confirmação de dados que só o proprietário do veículo possui, sendo possível a exportação do documento em arquivo pdf com QR Code.

Assim como a CNH Digital, existe a funcionalidade de exportação do CRLV Digital em formato pdf, com assinatura digital. Esse documento em pdf possui todos os requisitos de segurança de validade da original, servindo como uma cópia autenticada em cartório.

Documento digital de veículos será lançado em MS na próxima quinta

Fale com a Redação