30.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 1 de maio, 2024
spot_img

Somos um só: cerca de 80 haitianos receberam formação profissional em Dourados

Haitianos recomeçam a vida no Brasil com capacitação oferecida pelo IFMS

05/03/2020 09h35
Por: Sue Anne Calais

Entre janeiro e fevereiro deste ano, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), realizou o curso de capacitação profissional em informática com carga horária de 60 horas para cerca de 80 imigrantes hatianos residente no município de Dourados.

O curso é oferecido por meio do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), projeto coordenado pelo professor Evandro Falleiros em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O professor esclarece que este primeiro módulo é a introdução a uma formação mais ampla, que poderá contribuir para a inserção socioprofissional não só dos imigrantes, mas de estudantes e trabalhadores da região. A intenção é que o projeto construa um itinerário formativo que aprofunde, em outros módulos de 60 horas, temas relacionados ao Movimento Maker, como automação de processos e impressão 3D, por exemplo, comenta.

Além de aspectos da formação técnica, o curso também abordou temas como postura profissional, ambiente de trabalho e consciência cultural.

O professor Willerson Campos, da área de Administração, explica que o conteúdo abordado incluiu desde currículo e postura em entrevista de emprego até inteligência emocional e redes sociais como aliadas para imagem profissional.

A maioria dos estudantes que fizerem o curso nessas primeiras turmas tem entre 25 e 30 anos, todos com ensino médio completo e, em alguns casos, até superior completo, que estudavam e exerciam diferentes profissões no Haiti, de medicina à contabilidade, explica o professor Evandro Falleiros.

Segundo informações hoje residem cerca de 600 haitianos em Dourados.

Muitos dos alunos estão empregados em frigoríficos e no setor da construção civil, e alguns já se tornaram até pequenos empreendedores.

A entrega dos certificados aos primeiros formados pela iniciativa foi realizada no último dia 29, na sede da Associação dos Haitianos, em Dourados.

Em janeiro, cerca de 160 pessoas foram capacitadas. Além de haitianos, alguns venezuelanos e demais estudantes de Dourados participaram. A nova turma do curso de Capacitação Profissional em Informática, que tem duração média de três semanas, começou nesta segunda-feira (02).

Divulgação / IFMS

Fale com a Redação