Duplicação da BR-163 em MS ganha ritmo com frentes de trabalho em quatro municípios

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(Foto: Divulgação)

Contrato otimizado permite avanço das equipes em Campo Grande, Jaraguari, Bandeirantes e Mundo Novo, com aplicação das primeiras camadas de pavimento

As obras de ampliação e duplicação da BR-163, em Mato Grosso do Sul, entraram em uma nova fase nesta semana, com o início da execução das camadas de pavimento em diferentes pontos da rodovia. Os trabalhos, conduzidos pela concessionária Motiva Pantanal, avançam simultaneamente em Campo Grande, Jaraguari, Bandeirantes e Mundo Novo, marcando a etapa mais visível das intervenções previstas no contrato de concessão.

Na Capital, equipes atuam entre os quilômetros 452 e 460, onde já começaram a ser aplicadas as primeiras camadas da estrutura de pavimento. Além disso, estão em andamento serviços de drenagem, terraplenagem e instalação de dispositivos de segurança.

O mesmo ritmo se repete em Jaraguari (kms 510 a 511) e em Bandeirantes (kms 535 a 546), trechos que integram o conjunto de duplicações previstas ao longo da rodovia. Nessas áreas, as frentes de trabalho avançam com a implantação das camadas iniciais do pavimento e com melhorias estruturais para ampliar a capacidade da via.

Em Mundo Novo, município que marca a entrada da BR-163 no Mato Grosso do Sul, progridem as obras das faixas adicionais. Os serviços se concentram entre os quilômetros 7 e 11 e entre 28 e 31, com implantação das camadas inferiores de pavimento. A região concentra intenso fluxo de veículos pesados, especialmente ligados ao setor agroindustrial.

Segundo a Motiva Pantanal, o avanço acelerado é resultado do contrato otimizado firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em agosto deste ano. O acordo garantiu a retomada imediata das obras e antecipou melhorias estruturais ao longo de toda a rodovia.

O contrato prevê mais de R$ 9,3 bilhões em investimentos ao longo dos 29 anos de vigência, incluindo:

  • 203 km de duplicações;
  • 147 km de faixas adicionais;
  • 23 km de vias marginais;
  • cinco contornos urbanos;
  • instalação de rotatórias, trevos e dispositivos de acesso;
  • três Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros;
  • passagens de fauna;
  • cobertura 4G em toda a extensão da BR-163/MS.

O gerente de Engenharia da Motiva Pantanal, Marcus Vinicius Pereira, destaca que a chegada da pavimentação simboliza um novo momento no cronograma de obras. “Estamos avançando com ritmo forte em diferentes regiões, garantindo mais conforto, fluidez e segurança aos motoristas. Cada trecho entregue é um passo importante para uma rodovia mais moderna e eficiente”, afirma.

Considerada uma das rodovias mais estratégicas para o escoamento da produção sul-mato-grossense, a BR-163/MS atravessa 21 municípios e atende mais de 1,6 milhão de pessoas. É corredor essencial para o transporte de soja, milho e produtos industrializados, além de servir ao comércio e ao turismo.

Com a retomada das obras e a entrega gradual dos trechos duplicados, a expectativa é reduzir gargalos históricos e aumentar a segurança viária em áreas com altos índices de acidentes.