27.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 29 de abril, 2024
spot_img

Em primeiro dia de mutirão, Detran preenche mais de 80% das vagas para exame prático

Nesta segunda-feira (9), o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciou o mutirão para finalização de 57 mil processos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação, oferecendo 400 vagas para exame prático de direção veicular. Mais de 80% das vagas foram preenchidas e 325 exames estão agendados.

O agendamento foi aberto para os CFCs (Centro de Formação de Condutores) agendarem os alunos que estão com o processo aberto e precisam ser concluídos até 31 de dezembro deste ano. Como a terapeuta ocupacional Bruna Moraes de Melo, de 28 anos. Ela iniciou o processo de habilitação em São Paulo, antes da pandemia. A jovem teve que parar, durante o período de afastamento social e depois mudou de estado. “Eu vim terminar minha residência aqui em MS, atrapalhou um pouquinho. Mas aí a hora que saiu a nota de que foi prorrogado foi ótimo porque senão não teria não teria dado tempo. Todo o trâmite de transferência. Agora deu tudo certo. Deu tudo certo, estou tranquila hoje”, contou Bruna, comemorando após ser aprovada no exame de baliza.

Em primeiro dia de mutirão, Detran preenche mais de 80% das vagas para exame prático
Bruna Moraes de Melo inciou o processo antes da pandemia

A dona de casa Noemi Miranda de Andrade, de 65 anos, também comemorou sua aprovação. Ela também teve o processo paralisado pela pandemia e acredita que teve muita sorte na prorrogação do processo e na aprovação do exame. “Foi ótimo o Detran prorrogar o prazo”, comentou dona Noemi.

A prorrogação dos processos e o mutirão de exames práticos também está movimentando os Centros de Formação de Condutores. Segundo a instrutora Edir Canhete, o momento é favorável também para os empresários, que tiveram que parar durante a pandemia. “Esses processos prorrogados, esses três, quatro anos, estão movimentando a economia dos CFCs, principalmente dos pequenos. Ajuda o empresário também que tem um nicho de clientes para movimentar a economia”, disse Edir Canhete.

Os processos da pandemia em andamento são: 10,5 mil que precisam passar pelo exame prático de carro, e outros 9,6 mil para o exame de moto. Já os processos iniciados este ano, são 7,2 mil na fase de agendamento do exame prático de categoria A (moto) e 10,2 mil na categoria B (carro). “Diante da demanda represada da pandemia e mais os processos iniciados em 2023, o mutirão de atendimento foi uma forma que o Detran encontrou de possibilitar que esses candidatos se organizem junto aos CFCs para fazerem o exame prático”, avalia Lina Zeinab, chefe da Divisão de Exames.

Nesta terça-feira (10), serão 213 exames de carro e 50 exames de moto, totalizando 263 exames práticos. O próximo mutirão de atendimento para exame prático está previsto para os dias 30 e 31 de outubro, e 1 de novembro.

Fale com a Redação