Empresa aposta em conciliação e obtêm 90% de acordo com devedores

325

As audiências foram realizadas entre os dias 21 e 22 de agosto

24/08/2018 19h24
Por: Redação

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) realizou, entre os dias 21 e 22 de agosto, audiências de conciliações pré-processuais entre um residencial de terrenos e os adquirentes que estavam inadimplentes.

As propostas da empresa foram interessantes para os devedores e, com isso, o índice de acordos superou 90%. A ação foi coordenada pelo Des. Vladimir Abreu da Silva, responsável pela Conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMS).

Para o cliente, o acordo foi vantajoso, pois passa a ficar adimplente e não corre o risco de perder o imóvel, muitos já com casas construídas. Na mesma medida, a empresa obteve os valores atrasados. Como o procedimento foi pré-processual, ou seja, antes de se ingressar com uma demanda judicial, as duas partes não tiveram gastos com as custas processuais nem com o ônus da sucumbência.

Todas as audiências foram realizadas por conciliadores capacitados e serão homologados por um juiz de Direito.

Serviço

As empresas interessadas em fazer acordos pré-processuais com seus clientes podem procurar o Cejusc do TJMS, localizado na Rua das Garças, 1140, Centro.

Locais – Em Campo Grande existem quatro Cejuscs e no interior outros cinco, que funcionam nas comarcas de Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã e Naviraí. Os endereços e telefones de contato estão no site do TJMS.

Conciliar ou Mediar – A conciliação e a mediação são procedimentos consensuais que visam a solução e transformação de um conflito com a aplicação de técnicas específicas no intuito de retomar o diálogo entre as partes na busca de possível acordo e, principalmente, na pacificação social.

Ambos os procedimentos são realizados por conciliadores e mediadores imparciais, facilitadores da comunicação, devidamente capacitados e cadastrados junto ao Nupemec.

A diferença nos procedimentos é que, enquanto a conciliação visa conflitos onde não haja relacionamento anterior entre as partes, a mediação visa solucionar os conflitos onde o relacionamento entre as partes se perpetuará no tempo, como nos casos de família.

Empresa aposta em conciliação e obtêm 90% de acordo com devedores