27.8 C
Campo Grande
terça-feira, 4 de novembro, 2025
spot_img

Enem 2025: confira as datas, horários e orientações para o dia da prova

Exame começa em 9 de novembro com redação e questões de Linguagens e Humanas; portões fecham às 13h (horário de Brasília)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde as provas acontecerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

No primeiro domingo (9), os participantes farão 90 questões objetivas — divididas entre Linguagens, Códigos e Ciências Humanas — além da redação. Já no segundo domingo (16), serão aplicadas 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

🕐 Horários do Enem

Nos dois dias de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, no horário de Brasília. A prova começa pontualmente às 13h30. Após o fechamento dos portões, não é permitida a entrada de candidatos.

O término das provas será às 19h no primeiro dia (duração de 5h30) e às 18h30 no segundo dia (duração de 5h). A saída sem o caderno de questões é liberada a partir das 15h30; com o caderno, apenas nos 30 minutos finais do exame.

⏰ Atenção ao fuso horário

Candidatos que farão a prova em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Amazonas devem ficar atentos: nesses estados o exame começa às 12h30, uma hora a menos que em Brasília.
No Acre, o início será ainda mais cedo — às 11h30 no horário local.

É importante verificar o fuso horário do município onde fará a prova, especialmente se for diferente de onde o candidato mora. A diferença de horários pode gerar confusão e atrasos.

⏳ Tempo adicional

Participantes que solicitaram atendimento especializado e têm direito a tempo extra terão prazo estendido:

  • Até 20h no 1º domingo e 19h30 no 2º;
  • Para quem fará a videoprova em Libras, o término será às 21h e 20h30, respectivamente.

🚗 Planeje o deslocamento

O Inep recomenda que os candidatos cheguem a partir do meio-dia, horário de abertura dos portões, para evitar imprevistos. É importante simular o trajeto com antecedência, considerando que aos domingos o trânsito e o transporte público funcionam de forma diferente.

Fale com a Redação