Publicado em 12/11/2017 15h10
Enem tem jogo ‘Campo Minado’, boto, depilação a laser e motoristas que usam o celular ao volante
Segundo o professor do COC Felipe Ribeiro, foi uma ‘prova boa, bem equilibrada, alguns exercícios exigiram cálculos, mas outros raciocínio baseado em conhecimento prévio’.
G1
O segundo e último dia da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve menos questões que pediam conhecimentos contextualizados no cotidiano. Porém, alguns enunciados foram inspirados no dia a dia e nos problemas da sociedade.
Entre os temas que apareceram nas provas de matemática e ciência da natureza estão o jogo “Campo Minado”, famoso em computadores que rodam o sistema operacional Windows, técnicas de depilação a laser e duas questões citando um dos problemas da atualidade: motoristas que usam o celular enquanto dirigem, e como isso afeta o tempo de reação que eles têm no trânsito.
Temas que historicamente são comuns nas provas do Enem voltaram a aparecer nas questões. Em matemática, os candidatos precisaram calcular a mediana em uma pergunta envolvendo as taxas de desemprego no Brasil entre março de 2008 e março de 2009. Candidatos precisaram ainda calcular o ângulo de uma pessoa que pulava em uma cama elástica e o ângulo para realinhar uma releitura do quadro “O peixe”.
Uma das questões pedia, ainda, conhecimentos de fração para calcular a altura da Igreja da Pampulha.
Em biologia, um boto foi a inspiração para uma questão envolvendo conhecimentos sobre o meio ambiente e a poluição. Duas irmãs também foram usadas em um enunciado que pedia dos estudantes conhecimentos sobre genética e DNA.
Na parte de ciências da natureza, predominaram temas de ecologia e biologia celular e molecular. Em física, o assunto predominante foi física elétrica. Em química, separação de mistura e eletroquímica foram destaques, segundo professor do COC Felipe Ribeiro.
“Prova boa, bem equilibrada, alguns exercícios exigiram cálculos, mas outros raciocínio baseado em conhecimento prévio. Duas questões interdisciplinares interessantes: osmose reversa e epilação a laser”. – Felipe Pinheiro, professor do COC
Matemática
Em matemática, caíram questões de probabilidade envolvendo um caminhão cegonha que carregava brinquedos. Em outra pergunta o aluno precisava calcular a quantidade de produto necessário para tratar a água de uma piscina.
Em outra pergunta, o aluno tinha de responder qual pesquisa eleitoral dava menos margem de erro.
Também caiu uma questão em que era necessário responder a velocidade de um bondinho.
As equações apareceram em questões que cobravam o juro de empréstimo. Trigonometria também apareceu em uma pergunta, acompanhada por um gráfico, onde era necessário definir a intensidade luminosa de um raio.
Ainda em matemática, apareceu uma questão em que era necessário responder a combinação ideal para gerar um número máximo de senhas. As chuvas foram mote de duas perguntas: uma onde uma tempestade encheu uma piscina e outra em que as chuvas fizeram com que algumas pessoas se atrasassem para o trabalho.
Os alunos tiveram de testar conhecimento em fração ao responder a altura da Igreja da Pampulha.




















