18.8 C
Campo Grande
sábado, 18 de maio, 2024
spot_img

Enfermeiros de Campo Grande deflagram paralização a partir de hoje

Os profissionais farão manifestação em frente à prefeitura

A semana começa com greve de enfermeiros em Campo Grande. Profissionais farão uma manifestação em frente à prefeitura de Campo Grande, a partir das 8h desta segunda-feira (26). A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) divulgou orientações sobre como os pacientes da Atenção Primária devem ser atendidos na rede pública.

A greve foi anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem de Campo Grande (Sinte) na noite da última quinta-feira (23). Após 72 horas da deflagração, os profissionais estão liberados, por lei, a iniciarem a manifestação.

Segundo Sinte, a greve é uma resposta a várias tentativas de negociação negadas pela administração municipal quanto a pautas como insalubridade, enquadramento no Plano de Cargos e Carreira da categoria e implementação do piso nacional da enfermagem.

“O enquadramento na carreira tinha prazo legal já vencido, era para ter ocorrido até 31 de dezembro do ano passado. Isso somado ao desgaste de uma categoria desvalorizada resultou na aprovação do nosso movimento grevista”, relata Ângelo Macedo, presidente do Sinte.

Na sexta-feira (24), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), comentou o anúncio dos servidores da enfermagem que farão greve a partir da segunda-feira (27). “Já houve a primeira conversa, recepcionamos uma comissão que sentou, no início de janeiro, com as nossas equipes da Sesau e é um direito dos nossos servidores e a gente vai trabalhar buscando consenso”, disse.

Como fica o dia de hoje?

Um profissional de enfermagem escalado deverá ir à recepção a cada 30 minutos para informar aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) sobre a situação.

Nas unidades de Atenção Básica – que incluem UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), Clínicas da Família, dentre outros, enfermeiros devem paralisar atividades eletivas.

Entre esses procedimentos estão vacinação, aferição de sinais vitais para consultas eletivas, consultas de enfermagem, realização de curativos, trocas de sondas e outros procedimentos, coletas de preventivos, visitas domiciliares, trocas de receitas, coleta de materiais para exames, supervisão de agentes comunitários, notificações de doenças, dentre outros.

Em situação de risco à vida ou agravo importante à saúde, a equipe de saúde de enfermagem deverá prestar os devidos atendimentos necessários.

Ao menos um enfermeiro deverá observar os usuários do SUS com sinais de alerta relacionados a nível de consciência, padrão respiratório, dor e sofrimento intenso, dentre outros.

Fale com a Redação