equipe pedagógica da Escola do SESI de Aparecida do Taboado. (Imagem/Divulgação)

A equipe pedagógica da Escola do SESI de Aparecida do Taboado participou na terça-feira (01) de um encontro estadual sobre educação empreendedora. O evento, promovido de forma online, foi oferecido pelo Sebrae Nacional e reuniu gestores regionais em Mato Grosso do Sul.  A Escola do SESI de Aparecida do Taboado apresentou um case de sucesso sobre ensino do empreendedorismo para os alunos da Educação Fundamental e que foi desenvolvido em conjunto com os estudantes.

Na reunião foi abordada a ação “Educação Empreendedora”, desenvolvida nacionalmente pelo Sebrae desde 2013. O objetivo é buscar desenvolver competências integradas na construção de projetos de vida para colaborar com o desenvolvimento integral dos estudantes e estimular o protagonismo juvenil. Dentro deste conceito, o Sebrae oferece apoio pedagógico e formação continuada para os professores como forma de contribuir com a implantação dessa metodologia de ensino do empreendedorismo dentro de sala de aula nos Ensinos Fundamental e Médio.

Educação empreendedora é o foco do trabalho

A coordenadora nacional do projeto “Educação Empreendedora” do Sebrae, Luana Martins Carulla, falou sobre como o trabalho é desenvolvido nas escolas tendo como base os pilares: vida e carreira, mundo e trabalho, protagonismo e empreendedorismo. “O grande foco de atuação esse ano é na educação básica, por isso o desafio é introduzir o assunto empreendedorismo já no início da vida desses jovens, para que todos tenham a oportunidade de aprender sobre esse tema”.

A equipe da Escola do SESI de Aparecida do Taboado é uma das parceiras do projeto e trabalha dentro de sala de aula o empreendedorismo em todas as séries. Convidados para apresentar os resultados do trabalho desenvolvido com os jovens, a equipe de robótica falou sobre a criação de um aplicativo de celular que estimula a prática de exercícios físicos.  O app está em desenvolvimento e já conseguiu parcerias com comerciantes locais. Todo o sistema foi pensado e elaborado pelos educandos.

Empreendedorismo para o protagonismo dos estudantes

A diretora da Escola do SESI de Aparecida do Taboado, Graciete Aparecida de Barros Geraldo, falou sobre como o tema é desenvolvido de forma multidisciplinar com os alunos. “A escola oferece a iniciação científica a robótica e a educação empreendedora dentro da grade curricular. O empreendedorismo é abordado pensando em maneiras de preparar os estudantes para a vida adulta e o mercado de trabalho e principalmente desenvolver o protagonismo dos estudantes”.

Já a professora da Escola do SESI de Aparecida do Taboado e uma das mentoras da equipe de robótica, Luciana Cavalcante, explicou sobre o desenvolvimento do trabalho realizado. “O aplicativo que está em desenvolvimento para motivar a prática de exercícios da sociedade em geral, o conceito é baseado em conseguir atingir pontuações que são convertidas em bonificação em lojas parceiras como academias, restaurantes fitness, lojas de produtos naturais e de suplementos”.

Os estudantes dos 7.° e 8.° anos do Ensino Fundamental membros da equipe de robótica também participaram da palestra e detalharam o funcionamento do aplicativo e os bons resultados que já estão percebendo, como a adesão de comerciantes parceiros na cidade.

O professor da Escola de Aparecida do Taboado e técnico da equipe, Washington Luiz de Oliveira Carvalho, falou sobre o desafio do desenvolvimento do trabalho e do prazer em ver os bons resultados que estão sendo colhidos. “A experiência em poder acompanhar o desenvolvimento das crianças e o crescimento da proposta de inovação do projeto tomando proporções visuais nacionalmente é muito gratificante. Fico lisonjeado com o convite do Sebrae em compartilhar as nossas práticas empreendedoras e mostrar que o empreendedorismo faz parte do crescimento de nossos estudantes e evidencia-se na apresentação de projetos em benefício da sociedade”.

Comentários