Ex-assessor de Odilon é condenado 41 anos de prisão e perda do cargo

298

O processo era referente a desviado dinheiro apreendido dos cofres da 3ª Vara Federal Criminal de Campo Grande

01/12/2018 13h18
Por: Redação

O ex-assessor Jedeão de Oliveira, do juiz federal aposentado Odilon de Oliveira, foi condenado a 41 anos, três meses e 8 dias de prisão no processo que o acusa ter desviado dinheiro apreendido dos cofres da 3ª Vara Federal Criminal de Campo Grande. A decisão foi proferida pelo juiz Dalton Igor Kita Conrado, da 5ª Vara Federal. Ele pode recorrer da sentença em liberdade.

Jedeão foi por 21 anos funcionário de confiança do juiz Odilon de Oliveira, hoje aposentado, mas que comandava a 3ª Vara. Ele foi condenado por apropriar-se de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, que teve posse em razão do cargo, ‘ou desvia-lo em proveito próprio ou alheiro’. No caso, o servidor teria pego dinheiro apreendido pela Polícia Federal que foi levado para seu local de trabalho, junto ao gabinete de Odilon.

Além da pena de 41 anos, três meses e oito dias de reclusão, Jedeão também foi condenado a 196 dias-multa, no valor unitário de um trigésimo do salário mínimo vigente na data do fato e perdeu o cargo público exercido na Justiça Federal de Mato Grosso do Sul. A decisão ainda cabe recurso e o acusado pode apelar em liberdade.

A ação também cobra R$ 10,6 milhões de Jedeão, mas o juiz deu decisão parcial em relação às acusações. O ex-assessor foi absolvido de três acusações.

Fernando Antunes/