18.8 C
Campo Grande
sábado, 18 de maio, 2024
spot_img

#FAKE que máscaras são ineficazes contra Covid-19

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que um estudo da Universidade de Stanford revelou que máscaras são ineficazes contra a Covid-19 e podem causar deterioração da saúde e morte prematura. É #FAKE. A Stanford Medicine afirma que o texto sobre a eficácia das máscaras faciais contra Covid-19 publicado na edição de novembro de 2020 da revista “Medical Hypotheses” não é um “estudo de Stanford”.

A instituição diz que a afiliação do autor é atribuída incorretamente a Stanford. “O autor, Baruch Vainshelboim, não era afiliado ao VA Palo Alto Health System ou a Stanford no momento da publicação. Ele não tem afiliação desde 2016, quando terminou seu mandato de um ano como pesquisador visitante em assuntos não relacionados a este artigo.”

#FAKE que máscaras são ineficazes contra Covid-19

A Stanford Medicine também diz que apoia fortemente o uso de máscaras faciais para controlar a disseminação da Covid-19.

O trabalho foi divulgado pela revista americana “Medical Hypotheses”, que se apresenta como um fórum para ideias em medicina e ciências biomédicas com artigos teóricos radicais que fomentam a diversidade e o debate. Ela não é considerada referência e já foi alvo de polêmicas com publicações de outros artigos controversos.

Autor errado

Único autor do estudo, Vainshelboim é apresentado erroneamente como integrante da divisão de Cardiologia do Veterans Affairs Palo Alto Health Care System, afiliado à Stanford University.

O estudo foi publicado no site do Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia (NCBI) dos Estados Unidos. Autoridades de saúde são unânimes em afirmar que o uso de máscara é essencial para proteção contra a Covid-19, mas mensagens falsas contra seu uso são frequentes.

O Fato ou Fake já desmentiu, por exemplo, que elas têm baixa filtragem e fazem mais mal do que bem. Também refutou que o uso de máscara aumenta a taxa de CO2 no cérebro, risco de trombose e altera flora da boca e do intestino. E mostrou que é falsa a ideia de que as máscaras podem causar danos neurológicos irreversíveis.

É #FAKE que estudo da Universidade de Stanford indicou que máscaras são ineficazes contra Covid-19 — Foto: Reprodução
É #FAKE que estudo da Universidade de Stanford indicou que máscaras são ineficazes contra Covid-19 — Foto: Reprodução

Fonte: G1

Fale com a Redação