22.8 C
Campo Grande
sábado, 27 de julho, 2024
spot_img

Famasul participa de primeira audiência pública sobre Lei do Pantanal

O Plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul ficou lotado de produtores rurais, representantes do agro e diversos segmentos ligados ao Pantanal para acompanharem a primeira audiência pública sobre o Projeto de Lei 343/2023, que estabelece normas sobre o bioma. A sessão foi realizada na tarde da última quarta-feira (29) e se estendeu até o início da noite.

O diretor-executivo da Famasul, Lucas Galvan, esteve presente e destacou a importância do PL, construído com consenso e equilíbrio entre representantes das partes diretamente envolvidas com o Pantanal.

“A Famasul é favorável ao texto entregue pelo governador Eduardo Riedel, porque houve um consenso entre produtores rurais, governo do estado, instituições ligadas ao Pantanal e o Ministério do Meio Ambiente. Foi um trabalho árduo, de 90 dias, pensando na sustentabilidade do bioma e na vida de mulheres e homens que vivem no Pantanal”, afirmou Galvan.

“Hoje é um dia histórico. Vamos iniciar nesta casa de leis um debate amplo para, posteriormente, encontrarmos o caminho mais preciso possível de um ponto de equilíbrio”, destacou o presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS e proponente da pauta, deputado estadual Renato Câmara.

Contribuições sobre o projeto de lei do Pantanal

O secretário-executivo de Meio Ambiente do Estado, Arthur Falcette, apresentou detalhes e ouviu contribuições sobre o projeto de lei do Pantanal. Em sua fala, Falcette enalteceu a importância do agro para o desenvolvimento sustentável do bioma.

Famasul participa de primeira audiência pública sobre Lei do Pantanal

“A presença de gado, além de ser uma atividade tradicional, que acontece há 300 anos no bioma, tem uma função ecológica muito grande e importante. A pecuária é uma das grandes ferramentas que nós temos para redução da biomassa existente, e isso ajuda na prevenção de grandes incêndios.”, destacou.  

Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Gilson de Barros,  e o secretário, Luciano Leite; o presidente da Novilho Precoce/MS, Rafael Gratão; o presidente da Sodepan (Sociedade de Defesa do Pantanal), Marcelo Rondon; o diretor-executivo do Instituto Taquari Vivo, Renato Roscoe; a chefe de gabinete da Seinfra, Luana Ruiz; a presidente do Viva Pantanal, Tatiana Nogueira; o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes; o diretor-presidente do Imasul, André Borges; o vice-presidente da Acrissul, Dácio Queiroz; o presidente da ALEMS, Gerson Claro, além de outros deputados estaduais.

A proposta, do Poder Executivo, foi entregue pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para a Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (28). A expectativa é que o Projeto de Lei seja votado até o dia 20 de dezembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul

Famasul participa de primeira audiência pública sobre Lei do Pantanal
Famasul participa de primeira audiência pública sobre Lei do Pantanal
Famasul participa de primeira audiência pública sobre Lei do Pantanal
Fale com a Redação