O FAS (Festival América do Sul Pantanal) 2022, que fará sua 16ª edição realizado em Corumbá, acontecerá neste fim de mês,  entre os dias 26 e 29 de maio. O anúncio oficial da programação foi feito na manhã desta terça-feira (10), em Campo Grande, com atrações de projeção nacional, artistas locais e até também de artistas internacionais. O FAS retorna este ano, pois como tudo, nos últimos dois anos, ficou suspenso em 2020 e 2021 por conta da pandemia.

Hoje, foram anunciado que entre as principais estarão na Cidade Branca, capital do Pantanal, os renomados cantores Michel Teló, Marcelo D2, Atitude 67, Margareth Manezes, Mart’nália e Monobloco. Já pelos internacionais, haverá: Sofia Viola, artistta da Argentia; Cia Cortopinesis;, cantor Rubem Rada (Uruguai) e os Hermanos Irmão também se apresentarão.

Segundo o governo do Estado, serão gastos R$ 6 milhões no festival, em evento que será realizado em quatro cidades, sendo duas em MS, Corumbá e Ladário, e duas na Bolívia, Puerto Suarez e Puerto Quijaro.

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), comemorou o retorno do festival. “É importante para economia local, movimenta dinheiro, a cidade respira cultura, estou muito feliz com essas atrações”.

A 16ª edição do Festival

Criado em 2004, o Festival América do Sul Pantanal vem se consolidando ao longo dos anos como o maior evento de cultura e cidadania do continente. Neste ano, serão quatro dias de festa com participação de nove países vizinhos do Brasil: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

A 16ª edição do Festival terá como tema o centenário da semana de arte moderna, que ocorreu na capital paulista em 1922. O movimento chamou atenção da população para a valorização e consumo da arte e da cultura brasileira na música, literatura, teatro, dança, artesanato, entre outros. 

Segundo a organização do evento, homenagear a semana da arte moderna é promover uma reflexão sobre a produção artística local. Por isso, serão homenageados pelo Festival neste ano a artista visual Lídia Baís, ícone da cultura campo-grandense, e o escritor Lobivar de Matos, de Corumbá.

Programação principal do 16º Festival América do Sul

Quinta-feira (26) – Michel Teló, Cia Cortopinesis

Sexta-feira (27) – Atitude 67 e Rubem Rada

Sábado (28) – Marcelo D2, Margareth e Sofia Viola

Domingo (29) – Mart’nália e Hermanos Irmãos e Monobloco

A programação completa será divulgada ao longo da semana no site da Fundação de Cultura: www.fundacaodecultura.ms.gov.br.

Atrações regionais

Foi publicado no mês de abril o edital com a lista dos selecionados para se apresentarem no Festival América do Sul Pantanal. entre os nomes prata da casa estarão a Orquestra de Câmara do Pantanal (dia 26), Vinil Moraes (dia 27), Evelyn Lechuga (28) e Jucy Ibanez (29).

A publicação na íntegra no Diário está disponível neste link.

Comentários