20ª edição da FEBRACE. (Imagem: Divulgação/SENAI)

Em sua 20ª edição, a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) deste ano conta com a participação de projetos desenvolvidos por alunos e orientadores da Escola SESI de Mato Grosso do Sul, dentre eles, sete foram selecionados para a grande final que está prevista para ocorrer em março.

A feira é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

A coordenação da FEBRACE anunciou mudanças no formato do evento e alteração das datas de realização como medidas de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus. Para garantir a segurança e saúde de todos os envolvidos, os organizadores decidiram não realizar a etapa presencial prevista para março de 2022 na USP, em São Paulo (SP).

A fase final da FEBRACE foi reprogramada para ocorrer entre os dias 14 e 26 de março. Com isso, os finalistas terão a oportunidade de participar de mais uma rodada de banca de avaliação online ao vivo.

A visitação do público à feira será feita virtualmente pela página https://febrace.org.br/virtual/, que estará disponível a partir do dia 14 de março. A cerimônia de premiação também será realizada pela internet.

Nesta 20ª edição, a FEBRACE contará com 497 projetos finalistas, de 24 Unidades da Federação. Os projetos foram desenvolvidos por 1.080 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico; de 333 escolas; orientados por 626 orientadores e coorientadores.

Confira os projetos finalistas da Escola SESI na 20ª edição da FEBRACE:

  • A inclusão de mulheres trans no esporte

Escola SESI Campo Grande

Maria Clara de Sousa Silva, Daniele Navarro Dias Andrade (Orientador)

  • A influência do anime Naruto nos alunos da Escola SESI Campo Grande

Escola SESI Campo Grande

Ana Clara Miranda Tavares, Daniele Navarro Dias Andrade (Orientador)

  • A violência contra a mulher nos tempos de pandemia do covid-19 em Mato Grosso do Sul

Escola SESI Dourados

Beatriz Cassuci Lomba, Fábio Araújo Gomes (Orientador), Diego Corrêa da Silva (Coorientador)

  • Análise da relação entre adolescência e tecnologias digitais e seus impactos

Escola SESI Dourados e CETEC SENAI Dourados

Elloá de Sousa Soares, Maria Eduarda de Oliveira Macedo, Diego Corrêa da Silva (Orientador)

  • Avaliação da utilização do extrato dos frutos da Morinda citrifolia aplicado a embalagens alimentícias, como forma de inibição da ação dos carunchos Sitophilus zeamais, Sitophilus Oryzae e Tribolium Castaneum

Escola SESI Naviraí e Centro Integrado SESI/SENAI Aparecida do Taboado

Igor Guissani Bruno, Ellen Amanda Maria Santos Da Silva, Vinicius Agostini Machado (Orientador), Tarcísio Rodrigues de Paula Santos (Coorientador)

  • Projeto EVA

Escola SESI Naviraí

Ana Júlia Cavalcante Dobbins, Ludmila Souza Farias, Anderson Douglas da Rocha Souza (Orientador)

  • Tabuleiro Tech Vikings – Contra o Sedentarismo

Escola SESI Naviraí

Lívia Marchini Soares, Ana Beatriz Celestino Strada, Maria Eduarda Santos Castriani, Anderson Douglas da Rocha Souza (Orientador), Fernando Luiz Gonçalves (Coorientador)

Comentários