25.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 1 de maio, 2024
spot_img

Força Nacional vai apoiar a Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul

Nesta sexta-feira (12), o ministro Flávio Dino, ainda titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública, determinou o emprego da Força Nacional em Mato Grosso do Sul. Os agentes atuarão em apoio à Polícia Federal.

Conforme a publicação feita no Diário Oficial do Estado, fica autorizado o emprego da Força Nacional em apoio à PF no combate ao tráfico de drogas e de armas. Esse apoio vai acontecer em caráter por episódios/ações e planejados.

Ainda segundo a publicação, o emprego da Força Nacional acontece até 3 de maio. Na publicação do ministro não há detalhamento a respeito de quais cidades os militares irão atuar.

O contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretora da Força Nacional de Segurança Pública.

Força Nacional em Mato Grosso do Sul

Nos últimos anos, o emprego da Força Nacional em Mato Grosso do Sul sempre esteve relacionado com atuação em locais de conflitos fundiários.

Uma das últimas autorizações do Ministério da Justiça foi para atuação da força na região sul do Estado, em dezembro. Na época, conflito entre fazendeiros e indígenas ocorria em Iguatemi.

Em agosto do ano passado, a Força Nacional também foi deslocada pelo Governo Federal para atuar em Naviraí, outro local que teve episódios de conflitos fundiários.

Flávio Dino

O ministro Flávio Dino, que é senador licenciado, eleito em outubro de 2022, fica no cargo até 31 de janeiro, quando no dia seguinte, em 1º de fevereiro, assume Ricardo Lewandowisk, anunciado ontem, como novo titular do Ministério da Justiça e Segurança Pública

Dino sai da pasta, porque foi indicado pelo presidente Lula, e, aprovado pelo Senado Federal, no fim de dezembro de 2023, para assumir vaga no STF (Supremo Tribunal Federal).

A posse no STF, que está de recesso judiciário, foi marcada pra 22 de fevereiro.

Fale com a Redação