26.8 C
Campo Grande
terça-feira, 19 de março, 2024
spot_img

Formada pelo Vale Universidade, Annia agora supervisiona estagiárias do programa

“Se não fosse o Vale Universidade, eu não conseguiria ter meu nível superior”. Assim a servidora pública Annia Amélia Barbosa resume os desafios da vida acadêmica até sua formação e encaminhamento pós-faculdade.

Annia Amélia ingressou no curso de biomedicina em 2014. Ela trabalhava o dia inteiro para custear a faculdade, soube do Programa Vale Universidade e decidiu se inscrever, sendo aprovada em 2015. Desde então, ensino e prática caminharam juntos. Seu primeiro estágio foi no Hospital do Câncer e depois passou pelo Hemosul e Santa Casa. “Sem o programa não conseguiria ter a experiência que tenho hoje, tanto na área da biomedicina, quanto na parte administrativa”, afirmou.

Durante seu estágio, por onde passou, a jovem Annia teve ao seu lado supervisores que a ensinaram muito, pessoas que ela se lembra com carinho. “Tive supervisores de estágio que vou levar para o resto da vida, que até hoje são meus exemplos e, se preciso, eles ajudam”, disse.

Formada pelo Vale Universidade, Annia agora supervisiona estagiárias do programa
Grace Bacatano dos Santos

Em 2018, seu último ano de estágio e faculdade, Annia foi contratada na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). Agora servidora pública, ela tem a responsabilidade, também, de supervisionar acadêmicas do programa que impulsionou sua vida acadêmica e profissional, o Vale Universidade. Supervisionar as estagiárias, para Annia, é gratificante. “Procuro colocar para elas tudo o que aprendi e o que não consegui aprender, que não sei, a gente corre para aprender juntas. Falo para elas que quero que elas tenham pessoas maravilhosas assim como eu tive”, disse.

Formada pelo Vale Universidade, Annia agora supervisiona estagiárias do programa
Bárbarah Thais Benites

No setor sobre sua responsabilidade, a prestação de contas, Annia tem duas estagiárias de ciências contábeis, a Bárbarah Thais Benites Alexandre, e a Grace Bacatano dos Santos. Para Bárbarah, a história de Annia é uma “grande inspiração”. “Ela tendo essa experiência também do Vale, a gente se sente muito mais próxima, ela sabe, tem experiência, pois já passou por isso tudo”, disse Bárbarah, enquanto Grace classifica como “acolhedora” a história da supervisora.

Formada pelo Vale Universidade, Annia agora supervisiona estagiárias do programa
Secretária Elisa Cleia: objetivo é de que mais jovens possam, com o apoio do Governo, progredir profissionalmente

Elisa Cleia Nobre, titular da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), pasta que coordena o Programa Vale Universidade, afirma que a equipe da Secretaria trabalha sempre para que os acadêmicos possam progredir. “É sempre uma grande oportunidade ouvirmos essas histórias que nos inspiram. Fico muito feliz por saber que o Programa Vale Universidade tem contribuído para o sucesso de muitas pessoas e famílias de Mato Grosso do Sul. Estamos trabalhando para que ainda mais acadêmicos possam progredir com o apoio do Governo do Estado”, destacou.

O Programa – No Vale Universidade o acadêmico arca com apenas 10% do valor da mensalidade. O Governo do Estado paga 70% e a Instituição de Ensino Superior 20%. Além do benefício social, outra oportunidade oferecida também aos acadêmicos é o estágio, sempre realizado em instituições parceiras envolvidas com a área afim de estudo do aluno.

Fale com a Redação