27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 31 de julho, 2025
spot_img

Formandos em medicina devem se inscrever no Enamed até quarta-feira

Termina às 22h59 desta quarta-feira (30), no horário de MS, o prazo para inscrições no novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A data foi prorrogada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no último dia 18. O mesmo prazo também vale para a solicitação de atendimento especializado e de tratamento por nome social para pessoas trans.

As provas do Enamed serão aplicadas no dia 19 de outubro em todo o país. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Enamed.

A avaliação substitui o Enade para os cursos de medicina e, a partir de 2025, passa a ser realizada anualmente. A iniciativa é conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com o objetivo de qualificar a formação médica no Brasil.

Quem deve participar

O Enamed é obrigatório para os estudantes concluintes do curso de medicina, sendo pré-requisito para a colação de grau. Para isso, é necessário que o formando esteja habilitado pela instituição de ensino e inscrito no Enade 2025, por meio do coordenador do curso.

Já para médicos já graduados, a participação é opcional, mas permitida para aqueles que pretendem disputar vagas nos programas de residência médica de acesso direto por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).

Cronograma

O cronograma do Enamed 2025, segundo o edital de retificação, é o seguinte:

  • Inscrições: 7 a 30 de julho
  • Solicitações de atendimento especializado e nome social: 7 a 30 de julho
  • Resultado das solicitações: 11 de agosto
  • Período de recurso: 11 a 15 de agosto
  • Resultado dos recursos: 20 de agosto
  • Preenchimento do questionário do estudante: 18 de agosto a 18 de outubro
  • Aplicação da prova: 19 de outubro

Estrutura da prova

O Enamed contará com 100 questões objetivas de múltipla escolha, divididas de forma igual entre as áreas de clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental. Além disso, os estudantes também precisarão responder a um questionário de avaliação.

O conteúdo é baseado nos critérios do antigo Enade, mas adaptado às diretrizes curriculares e à regulamentação do exercício profissional da medicina no Brasil.

Enare: seleção para residência

O Enamed também serve como etapa para quem deseja participar do Exame Nacional de Residência (Enare), processo seletivo unificado para ingresso em programas de residência médica e multiprofissional.

Nesta edição, o Enare contará com 11.388 vagas em 237 instituições em todo o país — número que representa aumento de 28% em relação à edição anterior. As vagas contemplam programas nas áreas médica, uniprofissional e multiprofissional.

Fale com a Redação