(Foto; Arquivo)

A estação é a de Outono e estamos na metade de Maio, mas um ‘inverno’ rigoroso já se mostrou pelo Brasil, principalmente em Mato Grosso do Sul, conforme noticiamos em previsões dos institutos de meteorologia nacional e do Estado. Os dados do clima frio, que veio devagar desde último sábado (14), se confirmaram nesta segunda-feira. E como previsto para hoje e talvez até maior nesta quarta-feira (18), o frio continua em MS que registrou na madrugada desta terça-feira (17), temperaturas de no máximo 6ºC em municípios do Estado, com sensação térmica negativa.

Campo Grande teve para o município, a menor temperatura do ano, por enquanto, em frio que continuará. Mas, a cidade mais gelada de MS hoje, foi Rio Brilhante, na região sul de MS, área que em geral fica sempre mais fria, mas é apenas a 161 km da Capital. O clima registrou sensação térmica de -1°C na madrugada desta terça-feira (17) e mínima de 4°C para o Rio-brilhantenses. Os Campo-grnadenses tiveram registro de mínima de 7°C e sensação de 2°C, conforme dados do meteorologista Natálio Abraão.

Segundo o meteorologista, a região de Rio Brilhante, o município foi atingida pelo fenômeno chamado de ‘geada negra’, que ocorre quando o intenso resfriamento noturno provoca o congelamento sobre as plantas. Aliás, o frio intenso tem atingido todo o estado de Mato Grosso do Sul. Várias outras cidades registraram a mínima abaixo de 10 graus. Entre elas estão: Dourados (5°C), Ivinhema (6°C), Iguatemi (6°C), Santa Rita do Pardo (6°C), Três Lagoas (8°C), Bandeirantes (6°C), Camapuã (7°C) e Ponta Porã (5°C).

Assim, a massa de ar polar que passa pelo Brasil segue derrubando as temperaturas em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (17), as mínimas devem variar entre os já registrados 6ºC e 13°C em todo o Estado. Já as máximas não devem passar dos 20°C.

Frio continua em todo Estado

A massa de ar polar que passa pelo Brasil seguirá derrubando as temperaturas em Mato Grosso do Sul. A previsão é de tempo firme e seco, com sol suave e poucas nuvens, no caso das chuvas, conforme o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado).

Contudo, em todas as regiões haverá queda acentuada das temperaturas à medida que avança a massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão atmosférica.

Campo Grande deve ter mínima de 8°C e máxima de 16°C. No norte, Sonora terá temperaturas que variam de 13°C a 19°C.

Na região leste, Três Lagoas deve ter mínima de 9°C e máxima de 18°C. Em Paranaíba, os termômetros variam entre 10 e 20°C.

No sul do Estado, Dourados e Sete Quedas devem registrar variações que vão dos 6°C aos 15°C ao longo do dia.

Na região pantaneira, Porto Murtinho terá mínima de 9ºC e máxima de 19°C. Já em Corumbá, a temperatura vai de 13°C a 20°C.

Comentários