11/03/2020 13h14
Por: Jéssica Honório
Foi encontrado por funcionários de uma usina sucroenergética, na terça-feira (10), um filhote de onça-parda, o animal estava em um canavial localizado entre os municípios de Paraíso das Águas e Chapadão do Sul. O animal foi capturado e levado pelos funcionários até o quartel da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Costa Rica.
A PMA acredita que a onça mãe fugiu em razão do barulho das máquinas que trabalham na região, abandonando o filhote. Uma equipe encaminhará o filhote ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), da Capital.
De acordo com a PMA, este é o primeiro filhote encontrado neste ano. Em 2019 foram três filhotes, todos encontrados em canaviais.
Orientações:
A PMA orienta aos funcionários das usinas, onde têm sido encontrados mais filhotes de animais, especialmente onças-pardas, e às pessoas que residem em áreas rurais, que antes de recolherem os filhotes aparentemente abandonados pelas mães, afastem-se do local, evitem quaisquer barulhos nas proximidades, pois os adultos normalmente voltam em busca dos filhotes, quando a situação de estresse cessa.
Depois de algum tempo, a pessoa deve voltar e, caso o filhote ainda esteja no local, ou nas proximidades, ai sim deve-se recolher o animal, em caso que não haja risco, ou acionar a PMA para que faça a captura e recolhimento do bicho.
