14.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 12 de julho, 2024
spot_img

Filhotes de onça-parda são flagrados brincando na toca do tatu-canastra no Pantanal de MS

Um momento de pura descontração e muita fofura viralizou nas redes sociais neste final de semana, marcado pelo Dia Mundial do Gato (17 de fevereiro). O ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres) compartilhou nos seus perfis uma galeria de imagens mostrando três filhotes de onças-pardas brincando no meio da floresta pantaneira sul-mato-grossense.

O registro foi possível por meio de uma câmera trap, que é uma espécie de armadilha criada para fins fotográficos. Os filhotes foram vistos nas terras da Fazenda Baía das Pedras, que fica na região do Nhecolândia, em Aquidauana. Os animais estavam dentro do buraco de um tatu-canastra desocupado.

Conforme explicou o ICAS, a onça-parda é apenas uma dentre as mais de 70 espécies de animais silvestres que utilizam o buraco do tatu-canastra como refúgio térmico, abrigo contra predadores ou ainda como recurso para alimentação. Essas tocas podem chegar a até 4 metros de profundidade.

“Quando o tatu-canastra a abandona e vai em busca de outros locais, ele cava novas tocas em diferentes áreas. Nossos estudos identificaram mais de 70 espécies de vertebrados; entre aves, répteis e mamíferos que utilizam estes espaços inativos para sua proteção e segurança”, reforçou o Instituto na postagem.

Para os ambientalistas que atuam no Pantanal, o tatu-canastra é o ‘engenheiro do ecossistema’. “Eles constroem tocas que servem de abrigo para muitos outros animais e registros como este mostram que toda essa diversidade de espécies convive pacificamente no mesmo habitat”, finalizou o ICAS.

A publicação recebeu centenas de curtidas e dezenas de comentários de seguidores, alguns até mesmo afirmando que a página do ICAS é a melhor na divulgação da vida selvagem. “Que registros belíssimos!!! Parabéns por nos apresentar essa família linda!!”, escreveu uma seguidora. Você pode ver o post clicando aqui.

Fale com a Redação