O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em parceria com as prefeituras municipais de Bonito e Dourados, promove em 2025 dois importantes encontros regionais voltados à gestão participativa e sustentável da água: os Seminários Regionais das Bacias Hidrográficas dos Rios Paraguai e Paraná.
As ações fazem parte do Plano de Capacitação em Recursos Hídricos do Estado (2024–2028), aprovado pela Resolução CERH/MS nº 86, e integram a Meta 1.2 do PROGESTÃO, programa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). A iniciativa busca fortalecer a governança descentralizada dos recursos hídricos em Mato Grosso do Sul.
O primeiro seminário ocorre em Bonito, no dia 27 de maio de 2025, na Câmara Municipal, com foco na Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai. O segundo será realizado em Dourados, no dia 12 de agosto, também na Câmara Municipal, abordando temas relacionados à Bacia Hidrográfica do Rio Paraná.
Interiorização da política hídrica
Os eventos são frutos de articulações entre técnicos do Imasul e as gestões municipais, com reuniões realizadas entre fevereiro e março deste ano. A proposta é levar o debate técnico e participativo sobre o uso da água aos territórios onde os desafios se apresentam de forma concreta.
“A realização desses eventos nos municípios de Bonito e Dourados é fundamental para atender diversos usuários de recursos hídricos, além de debater os problemas e as boas práticas desenvolvidas nas bacias”, ressalta o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio Costa.
A programação inclui especialistas da ANA, SEMA-MT, Secretaria Estadual de Saúde (SES-MS), Imasul, CBH Paranaíba, universidades públicas e outras instituições envolvidas na proteção e uso responsável dos recursos hídricos.
Programação técnica e inscrições
O seminário de Bonito já está com inscrições abertas. Os interessados devem se cadastrar por meio do site oficial do Imasul: www.imasul.ms.gov.br.
Confira os destaques da programação do evento em Bonito, no dia 27 de maio:
- 08h30 – Abertura oficial
- 08h50 – Pacto pelo Sistema Federal de Regulação do Uso – REGLA (ANA)
- 09h20 – Regularização e Monitoramento do Uso de Recursos Hídricos em MT (SEMA-MT)
- 10h20 – Cobrança pelo Uso da Água no CBH Paranaíba (João Ricardo Raiser)
- 13h30 – Regularização de Águas Superficiais e Subterrâneas (Imasul)
- 14h40 – Monitoramento da Água para Consumo Humano no MS (Karyston Adriel – SES/MS)
- 15h40 – Segurança de Barragens (Eloiza Marques – Imasul)
- 16h20 – Boas Práticas Locais em Recursos Hídricos (Prefeitura de Bonito e IASB)
Além das prefeituras de Bonito e Dourados, os seminários contam com o apoio de diversas entidades, como ANA, SANESUL, CBHs regionais (Miranda, Ivinhema, Santana e Aporé, Pardo), Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e instituições de ensino superior.
Os relatórios de eventos anteriores, como os seminários estaduais realizados em 2019 e 2022, também estão disponíveis no site do Imasul: Relatórios de Recursos Hídricos.