18.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 18 de abril, 2024
spot_img

Golpista de aplicativo de carona já era conhecida pela prática entre a classe

A “loira motorista” como vem sendo chamada por suas vítimas, é uma mulher de 34 anos já conhecida entre a classe de motoristas de aplicativos em Campo Grande, por suas atitudes criminosas.

Giovana Rodrigues Nacasato, acusada de dar diversos golpes na última semana na Capital, foi presa em sua casa no meio da semana e acabou confessando a prática que vem utilizando para tirar dinheiro de pessoas.

Com um carro alugado ela rodava a cidade em busca de vítimas, observando aquelas que pareciam estar à espera de carros de aplicativo, olhando muito o celular ou cuidando o fluxo de carros. Sendo assim abordava o alvo e oferecia o “serviço”.

Conforme uma das vítimas durante a viagem se demonstrava muito simpática e solicita, afastando qualquer desconfiança. O detalhe é que ela sempre avisava que a corrida só poderia ser paga no cartão e era nesse momento que o golpe acontecia.

Conforme relato de uma das vítimas que não quis se identificar ela utilizava uma maquineta pequena, dificultando a visualização do valor na tela e como distração continuava conversando, desviando a atenção do ‘cliente’ na hora de confirmar o valor. “Nessa ela me levou R$1.200 e só fui perceber quando fui usar o cartão e deu não aprovado”, lamenta.

Entre os trabalhadores ela já era conhecida por seu histórico de golpes, sendo que segundo um motorista de aplicativo de mobilidade urbana específico, ela já teria inclusive sido expulsa devido a seu desvio de comportamento. “Entre os motoristas, todos sabemos o que ela faz, uma pena ela continuar livre”, diz um dos motoristas.

Diante da repercussão dos crimes, várias pessoas tem procurado a delegacia a fim de serem ressarcidas de seus prejuízos, que conforme a polícia não param de crescer.

A estelionatária se dispôs a devolver os valores subtraídos e passou por audiência de custódia na tarde de quinta-feira (17) e foi liberada provisóriamente.

Nota da Uber

Em nota a Uber informou seu posicionamento mediante a situação, dando ênfase na reprovação de condutas como estas.

“A motorista foi banida da plataforma assim que a denúncia foi feita. A empresa está sempre à disposição para colaborar com as autoridades no curso de investigações ou processos judiciais, nos termos da lei. Estamos constantemente implementando novos processos e tecnologias para evitar fraudes e seguimos trabalhando para ficar à frente dos golpes”.

A empresa também se posicionou em relação a pagamentos utilizando cartão. “Pagamentos por cartão (débito e crédito) só podem ser feitos pela plataforma. “Maquinineta de cartão” não é aceita como meio de pagamento oficial. “Estamos continuamente reforçando que os usuários sempre façam o pagamento conforme informado no pedido”, informou.

Fale com a Redação