A Guarda Municipal de Dourados (GMD), em cumprimento aos decretos municipais de medidas de biossegurança e sanitárias para contensão da propagação da doença do COVID-19, fechou 8 estabelecimentos comerciais e abordou 34 pessoas que estavam descumprindo a legislação durante a noite de ontem (20) e madrugada deste domingo (21).

Segundo a assessoria da GMD, o Centro de Controle e Monitoramento (CECOM) orientou via telefone, 30 pessoas que tinham alguma dúvidas, principalmente referente à pandemia do Coronavírus. Durante todo o plantão foram lavrados 34 boletins de atendimentos.

Algumas denúncias recebidas foram em relação a festas, confraternizações e aglomerações em residências. Os guardas foram até os locais e constataram as irregularidades, inclusive som muito alto perturbando o sossego alheio. Os moradores das casas foram orientados para evitarem as realizações de confraternizações ou festas, visto a gravidade da doença e das consequências legais das irregularidades.

A noite as equipes GMD realizaram a fiscalização do Toque de Recolhe e abordaram 34 pessoas que estavam descumprindo a legislação, os veículos também tiveram a documentação fiscalizada e um foi recolhido ao pátio do Detran local, por que estava irregular. Após as checagens as pessoas eram liberadas e orientadas sobre a importância de cumprir das medidas adotas para conter a pandemia, segundo assessoria.

Também foram flagrados oito estabelecimentos comerciais funcionando com irregularidades, dentre eles, alguns funcionários não usavam máscaras de proteção, não havia álcool 70% disponível aos clientes, cadeiras e mesas nos passeios públicos, outros não cumpriam os horários estabelecidos para funcionamento até as 20h e alguns comércios não possuíam nem alvará de funcionamento. Todos os proprietários foram orientados para o cumprimento dos decretos municipais e zelassem pela prevenção da disseminação da doença.

Os comércios que descumpriam o toque de recolher foram fechados, afirmou nota da assessoria.

Barreiras Sanitárias

Durante todo o sábado as equipes da GMD estiveram empenhadas nos trabalhos voltados a pandemia, junto as barreiras sanitárias montadas nas Avenidas Marcelino Pires, Presidente Vargas e Guaicurus.

Nesses locais foram inspecionadas por técnicos da Secretaria de Saúde 9.335 pessoas e trafegaram 6.045 veículos. Uma pessoa foi constatada com febre, sendo encaminhada para um Programa Saúde da Família (PSF) foi passou por acompanhamento e avaliação médica.

A Guarda Municipal lembra à população para denúncias, orientações, sugestões e elogios podem ligar para os telefones 153 e 199.

Comentários